Quem manda nas redes sociais?

Mamilos 318

Ouvir Quem manda nas redes sociais? no Spotify
Ouvir Quem manda nas redes sociais? no Google Podcasts
Ouvir Quem manda nas redes sociais? no Apple Podcasts
Ouvir Quem manda nas redes sociais? no Pocket Casts
Ouvir Quem manda nas redes sociais? no Pocket Casts
Ouvir Quem manda nas redes sociais? no Pocket Casts
Capa - Quem manda nas redes sociais?

Diálogos de peito aberto

Tido como um farol jurídico da atividade online em nosso país, o Marco Civil da Internet, de 2014, está sofrendo alterações a toque de caixa. Às vésperas das manifestações de 7 de setembro, contra o Congresso e o STF e em apoio ao presidente Bolsonaro, o governo federal publicou uma Medida Provisória que muda drasticamente a forma de se fazer monitoramento e gestão de redes sociais no Brasil. De acordo com o projeto, a moderação, exclusão e classificação de conteúdos indevidos não caberia mais às plataformas, mas a processos judiciais – e redes como Facebook, Twitter e Instagram, perdem a prerrogativa de deletar, banir ou excluir membros da sua rede, mesmo em casos que propaguem discurso de ódio ou fake news. Do outro lado da trincheira, o governo alega falta de transparência, decisões arbitrárias, insegurança nas regras de uso das redes e até mesmo ataques à liberdade de expressão. Não é difícil encontrar casos polêmicos de moderação que corroborem esses e outros questionamentos.

Nessa semana, vamos tentar entender como equilibrar a corda bamba entre redes sociais e Estado no controle das redes sociais. Como é possível fazer um bom uso das plataformas e combater o ódio e a violência online sem afrontar o direito básico do posicionamento público. A quem cabe ser o fiel dessa balança? De volta à mesa, o professor e colunista Pablo Ortellado. E, pela primeira vez no Mamilos, o diretor do InternetLab Francisco Cruz. Juntos com Cris Bartis eles conversam sobre essas e outras questões da atividade online, da política e da nossa sociedade.

Mais uma semana começando com um debate polêmico pra você!





PRIMEIRO CONTATO

Primeiro Contato é o novo podcast B9 produzido em associação com Overloadr, que narra a história da relação do brasileiro com tecnologia no mundo pré-internet e da transição entre o mundo analógico e digital no país. Todas as terças, Henrique Sampaio conduz a audiência em uma jornada narrativa em busca de compreender como os computadores e games entraram nos lares dos brasileiros. Ouça agora e siga o Primeiro Contato em sua plataforma favorita ou acesse http://primeirocontato.b9.com.br.



CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda participa do nosso grupo especial no Telegram. É só R$9,90 por mês! Quem assina não abre mão.

https://www.catarse.me/mamilos



FALE CONOSCO

. Email: [email protected]

. Facebook: aqui

. Twitter: aqui

. Instagram: aqui

. LinkedIn: aqui

. Youtube: aqui



EQUIPE MAMILOS

Mamilos é uma produção do B9

A apresentação é de Cris Bartis e Ju Wallauer

Pra ouvir todos episódios, assine nosso feed ou acesse mamilos.b9.com.br

Quem coordenou essa produção foi a Beatriz Souza.

O apoio à pauta e pesquisa foram de Hiago Vinícius e Jaqueline Costa.

A edição foi de Victor Souza e as trilhas sonoras, de Angie Lopez.

A capa é de Helô D’Angelo.

A curadoria nos programas de história é realizada por Déia Freitas.

A publicação ficou por conta do Agê Barros.  

O B9 tem direção executiva de Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo.

A coordenação digital é do Pedro Strazza, Mattheus Guimarães e Jade Teixeira e o atendimento e negócios é feito por Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane, Luzi Santana e Telma Zenaro.