O podcast pra quem tem fome de aprender
Momentos de desastres “naturais” acabam, via de regra, sensibilizando e mobilizando muitas pessoas a ajudarem as vítimas atingidas – ainda bem. Por que há essa reação “altruísta”? A ciência tem explicações para isso?
Confira o papo entre o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
> OUÇA (58min 21s)
========
Download | iTunes | Android | Feed
*
Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender. Ciência, senso comum, curiosidades, desafios e muito mais. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
Edição: Reginaldo Cursino.
========
PARCERIA: ALURA – Aniversário 11 Anos
Sabe quem está fazendo aniversário esta semana? A Alura, que está completando 11 anos ouvinte Naruhodo!
E eu vou poder falar aquilo que sempre sonhei falar no Naruhodo: “a Alura é quem faz aniversário, mas quem ganha o presente é você!” =)
É isso mesmo: todos os planos da Alura estão com 20% de desconto. Mas essa oportunidade única só vale de segunda-feira, 13 de maio, até domingo, 19 de maio.
Então, não vacile e faça a sua matrícula o quanto antes!
Acesse: alura.tv/naruhodo
========
REFERÊNCIAS
Two Key Steps in the Evolution of Human Cooperation
https://www.journals.uchicago.edu/doi/10.1086/668207
Contextual Positive Coping as a Factor Contributing to Resilience After Disasters
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jclp.22327
Disaster mythology and fact: Hurricane Katrina and social attachment
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18828410/
Violence, Empathy and Altruism: Evidence from the Ivorian Refugee Crisis in Liberia
https://www.cambridge.org/core/journals/british-journal-of-political-science/article/abs/violence-empathy-and-altruism-evidence-from-the-ivorian-refugee-crisis-in-liberia/11B4279146383F574AC7E071EA31EC25
Responding to natural disasters: Examining identity and prosociality in the context of a major earthquake
https://bpspsychub.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bjso.12281
Panic: Myth or Reality?
https://journals.sagepub.com/doi/10.1525/ctx.2002.1.3.21
Property Damage and Exposure to Other People in Distress Differentially Predict Prosocial Behavior After a Natural Disaster
https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0956797619826972
It could have been me: Proximity motivates disaster giving
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/nvsm.1587
Experiencing a Natural Disaster Alters Children’s Altruistic Giving
https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0956797613479975
The continuity principle: A unified approach to disaster and trauma
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1007/BF02506866
Group-level self-definition and self-investment: a hierarchical (multicomponent) model of in-group identification
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18605857/
The relation between trauma exposure and prosocial behavior.
https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fa0027255
The Need for Behavioral Theory in Evacuation Modeling
https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-642-04504-2_70
Psychological Resilience: An Affect-Regulation Framework
https://www.annualreviews.org/content/journals/10.1146/annurev-psych-020122-041854
To Help or Not to Help? Prosocial Behavior, Its Association With Well-Being, and Predictors of Prosocial Behavior During the Coronavirus Disease Pandemic
https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2021.775032/full
Values across adolescence: a four-year longitudinal study. The predictive role of community violence and parental acceptance-rejection
https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/08902070231167199?casa_token=PdyQ09dl_psAAAAA%3AslX6r1MaMH1AonL6SySLeyYFi6RIznMhubmKyJXfyvubQUugvCFhoMbF3rawyjecCqw0140QpY63Gg
Post-traumatic growth as positive personality change: Challenges, opportunities, and recommendations
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jopy.12591?casa_token=olsZkJLv8M4AAAAA:pR_-Bjzsf9GB0XzWjcQESuJAJ-hKAXMy2e5HPdXW2OAz-3wsErB5232Cw0FzzcejeBrG7tCMKq0QisKh
Bags for Life: The Embedding of Ethical Consumerism
https://link.springer.com/article/10.1007/s10551-013-1900-2
CEO early-life disaster experience and corporate social performance
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/smj.3293?casa_token=dj3TUGJRKYwAAAAA:jllKwR5eFNZq7DMWqluEIB3yl-4k6EhtXlLNHq41MDT3EOAxGmhQK2Q7yt7SzrWzGAi5uNN-4IppML3Z
On the Use of Language in the Anti-Capitalist Debate
https://link.springer.com/article/10.1007/s10551-004-4245-z
Naruhodo #341 – Cooperação entre seres vivos é algo inato?
https://www.youtube.com/watch?v=N4mL78Sm-_8
Naruhodo #61 – Pessoas ricas prestam menos atenção à pobreza?
https://www.youtube.com/watch?v=b9XqhOg-19E
Naruhodo #267 – O que é dissonância cognitiva? Parte 1 de 2
https://www.youtube.com/watch?v=1xJwqmir5Uw
Naruhodo #268 – O que é dissonância cognitiva? – Parte 2 de 2
https://www.youtube.com/watch?v=–OHlHmOQTM
Naruhodo #208 – Qual o efeito da publicidade sobre as crianças? – Parte 1 de 2
https://www.youtube.com/watch?v=E2s-p8D0MTc
Naruhodo #209 – Qual o efeito da publicidade sobre as crianças? – Parte 2 de 2
https://www.youtube.com/watch?v=gS3Sc21lEZU
Naruhodo #226 – Como lidar com epidemias?
https://www.youtube.com/watch?v=qZSiU9JLDlo
Naruhodo #396 – O que fazer frente ao aquecimento global?
https://www.youtube.com/watch?v=RchVGabxOdo
Naruhodo #404 – Por que algumas pessoas gostam de terminar as coisas e outras não?
https://www.youtube.com/watch?v=pTSZ–4TKMk
Naruhodo #262 – Por que damos mais atenção às notícias ruins?
https://www.youtube.com/watch?v=umjcdvz3jeo
Naruhodo #280 – Por que as pessoas compartilham fake news?
https://www.youtube.com/watch?v=-4N8SSKiUsU
Naruhodo #345 – Por que às vezes sentimos as dores dos outros?
https://www.youtube.com/watch?v=mKdMBCqy6XA
Naruhodo #357 – Existe possibilidade de consenso na polarização?
https://www.youtube.com/watch?v=KhyKRnhjnbw
========
APOIE O NARUHODO PELA PLATAFORMA ORELO
Um aviso importantíssimo: o podcast Naruhodo agora está no Orelo: https://bit.ly/naruhodo-no-orelo
E é por meio dessa plataforma de apoio aos criadores de conteúdo que você ajuda o Naruhodo a se manter no ar.
Você escolhe um valor de contribuição mensal e tem acesso a conteúdos exclusivos, conteúdos antecipados e vantagens especiais.
Além disso, você pode ter acesso ao nosso grupo fechado no Telegram, e conversar comigo, com o Altay e com outros apoiadores.
E não é só isso: toda vez que você ouvir ou fizer download de um episódio pelo Orelo, vai também estar pingando uns trocadinhos para o nosso projeto.
Então, baixe agora mesmo o app Orelo no endereço Orelo.CC ou na sua loja de aplicativos e ajude a fortalecer o conhecimento científico.
O uso de cigarros eletrônicos é um problema de saúde pública?
O podcast pra quem tem fome de aprender
Empreender se aprende ou é algo que nasce com a pessoa?
O podcast pra quem tem fome de aprender
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brNaruhodo!
O podcast pra quem tem fome de aprender
Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender: ciência, senso comum, curiosidades e desafios. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brde conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br