O podcast pra quem tem fome de aprender
Como e quanto a publicidade de bebidas alcoólicas impacta no seu consumo? Que estratégias são utilizadas para fugir das restrições à publicidade?
Este episódio é um oferecimento da ACT Promoção da Saúde, organização não governamental que atua na promoção e defesa de políticas de saúde públicas. Conheça mais em https://actbr.org.br/
Confira o papo entre o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
>> OUÇA (60min 25s)
========
Download | iTunes | Android | Feed
*
Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender. Ciência, senso comum, curiosidades, desafios e muito mais. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
Edição: Reginaldo Cursino.
========
APOIO: INSIDER
Ilustríssima ouvinte, ilustríssimo ouvinte do Naruhodo, neste momento INSIDER, vou dar uma opinião polêmica.
Preparado? Então, toma essa: calças jeans são desconfortáveis.
Eu usei calças jeans por anos a fio. Mesmo sentindo desconforto. Aquele tecido grosso, pouco maleável e que retém muito calor.
Porque eu sempre achei calça social muito coxinha – não combinava comigo.
Mas os meus problemas acabaram. Eu conheci a Calça FutureForm da INSIDER.
Ela é o meio-termo perfeito: visual elegante, conforto real, com bolso funcional e tecido que não precisa passar. Tem conforto de moletom e cara de calça de sair. Vai do trabalho ao rolê sem trocar de roupa.
É ou não é a calça ideal?
Então fica aqui meu convite: experimente INSIDER e aproveite o desconto de 15% para ouvintes do NARUHODO.
Para isso, o jeito mais fácil é usar o endereço: creators.insiderstore.com.br/NARUHODO – o cupom NARUHODO será aplicado automaticamente no carrinho.
INSIDER: inteligência em cada escolha. #InsiderStore
========
APOIO: ACT PROMOÇÃO DA SAÚDE
A ACT Promoção da Saúde é uma organização não governamental que atua na promoção e defesa de políticas de saúde pública, especialmente nas áreas de controle do tabagismo, alimentação saudável, controle do álcool e atividade física.
Esse trabalho é realizado por meio de ações de advocacy, que incluem incidência política, comunicação, mobilização, formação de redes e pesquisa, entre outras.
Conheça mais em https://actbr.org.br/
========
REFERÊNCIAS
Regulação da publicidade para Bebidas Alcoólicas
Alcohol Consumption and the Preventive Paradox
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3461846
Estimação dos custos diretos e indiretos atribuíveis ao consumo de álcool no Brasil
Global Burden of Disease
Digital platforms and leading beer, wine, and spirits brands unite to enhance age assurance for online alcohol marketing
Independent study shows low ad exposure to alcohol ads online
Where should the safe limits of alcohol consumption stand in light of liver enzyme abnormalities in alcohol consumers?
https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0188574
Trade Me pulls listings for influencer Logan Paul’s Prime energy drink
The Global Burden of Disease Study at 30 years
https://www.nature.com/articles/s41591-022-01990-1
No safe level of alcohol consumption – Implications for global health
https://www.journal-of-hepatology.eu/article/S0168-8278(18)32640-0/abstract
Do not leave any ambiguity: Alcohol in any amount is harmful
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0168827824027417
Is there a safe limit for consumption of alcohol?
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S016882782402645X
Population-level risks of alcohol consumption by amount, geography, age, sex, and year: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2020
https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(22)00847-9/fulltext
Revising the preventive paradox: the Swiss case
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1046/j.1360-0443.2001.96227311.x
The distribution of alcohol consumption and the prevention paradox in Brazil
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1360-0443.2011.03567.x
Redução de 20% no consumo de álcool pode salvar uma vida por hora no Brasil
Naruhodo #371 – Qual o impacto do alcoolismo nos dias de hoje? – Parte 1 de 2
https://www.youtube.com/watch?v=JAIjJ6E8ZHk
Naruhodo #371 – Qual o impacto do alcoolismo nos dias de hoje? – Parte 1 de 2
Naruhodo #372 – Qual o impacto do alcoolismo nos dias de hoje? – Parte 2 de 2
Naruhodo #134 – Bebida alcoólica aumenta a longevidade mais que exercício físico?
Naruhodo #108 – Bebida alcoólica ajuda a falar melhor uma língua estrangeira?
Naruhodo #31 – Misturar bebidas alcoólicas piora a ressaca?
Naruhodo #339 – Por que as coisas parecem girar quando estamos bêbados?
Naruhodo #419 – Maconha faz mal? – Parte 1 de 2
Naruhodo #420 – Maconha faz mal? – Parte 2 de 2
Naruhodo #207 – Vape e cigarro eletrônico são seguros?
Naruhodo #432 – O uso de cigarros eletrônicos é um problema de saúde pública?
Naruhodo #328 – Existem “gatilhos mentais”?
Naruhodo #390 – Fazer compras para si mesma melhora o humor?
Naruhodo #155 – Tomar decisões cansa o nosso cérebro?
Naruhodo #407 – Existe razão sem emoção?
Naruhodo #445 – Por que temos mais medo de tubarões que de vacas?
Naruhodo #291 – Por que preferimos certas marcas a outras?
Naruhodo #208 – Qual o efeito da publicidade sobre as crianças? – Parte 1 de 2
Naruhodo #209 – Qual o efeito da publicidade sobre as crianças? – Parte 2 de 2
Naruhodo #299 – Como buscar fontes confiáveis sobre coisas que nos interessam?
Naruhodo Entrevista #45: Malu Formigoni
========
APOIE O NARUHODO!
O Altay e eu temos duas mensagens pra você.
A primeira é: muito, muito obrigado pela sua audiência. Sem ela, o Naruhodo sequer teria sentido de existir. Você nos ajuda demais não só quando ouve, mas também quando espalha episódios para familiares, amigos – e, por que não?, inimigos.
A segunda mensagem é: existe uma outra forma de apoiar o Naruhodo, a ciência e o pensamento científico – apoiando financeiramente o nosso projeto de podcast semanal independente, que só descansa no recesso do fim de ano.
Manter o Naruhodo tem custos e despesas: servidores, domínio, pesquisa, produção, edição, atendimento, tempo… Enfim, muitas coisas para cobrir – e, algumas delas, em dólar.
A gente sabe que nem todo mundo pode apoiar financeiramente. E tá tudo bem. Tente mandar um episódio para alguém que você conhece e acha que vai gostar.
A gente sabe que alguns podem, mas não mensalmente. E tá tudo bem também. Você pode apoiar quando puder e cancelar quando quiser.
O apoio mínimo é de 15 reais e pode ser feito pela plataforma ORELO ou pela plataforma APOIA-SE. Para quem está fora do Brasil, temos até a plataforma PATREON.
É isso, gente. Estamos enfrentando um momento importante e você pode ajudar a combater o negacionismo e manter a chama da ciência acesa. Então, fica aqui o nosso convite: apóie o Naruhodo como puder.
