Naruhodo #449 - Como funcionam as estratégias de comunicação para bebidas alcoólicas? • B9
Naruhodo!

Como funcionam as estratégias de comunicação para bebidas alcoólicas?

Naruhodo! #449

O podcast pra quem tem fome de aprender

Como e quanto a publicidade de bebidas alcoólicas impacta no seu consumo? Que estratégias são utilizadas para fugir das restrições à publicidade?

Este episódio é um oferecimento da ACT Promoção da Saúde, organização não governamental que atua na promoção e defesa de políticas de saúde públicas. Conheça mais em https://actbr.org.br/

Confira o papo entre o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.

>> OUÇA (60min 25s)

========

Download | iTunes | Android | Feed

*

Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender. Ciência, senso comum, curiosidades, desafios e muito mais. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.

Edição: Reginaldo Cursino.

========

APOIO: INSIDER

Ilustríssima ouvinte, ilustríssimo ouvinte do Naruhodo, neste momento INSIDER, vou dar uma opinião polêmica.

Preparado? Então, toma essa: calças jeans são desconfortáveis.

Eu usei calças jeans por anos a fio. Mesmo sentindo desconforto. Aquele tecido grosso, pouco maleável e que retém muito calor.

Porque eu sempre achei calça social muito coxinha – não combinava comigo.

Mas os meus problemas acabaram. Eu conheci a Calça FutureForm da INSIDER.

Ela é o meio-termo perfeito: visual elegante, conforto real, com bolso funcional e tecido que não precisa passar. Tem conforto de moletom e cara de calça de sair. Vai do trabalho ao rolê sem trocar de roupa.

É ou não é a calça ideal?

Então fica aqui meu convite: experimente INSIDER e aproveite o desconto de 15% para ouvintes do NARUHODO.

Para isso, o jeito mais fácil é usar o endereço: creators.insiderstore.com.br/NARUHODO – o cupom NARUHODO será aplicado automaticamente no carrinho.

INSIDER: inteligência em cada escolha. #InsiderStore

========

APOIO: ACT PROMOÇÃO DA SAÚDE

A ACT Promoção da Saúde é uma organização não governamental que atua na promoção e defesa de políticas de saúde pública, especialmente nas áreas de controle do tabagismo, alimentação saudável, controle do álcool e atividade física.

Esse trabalho é realizado por meio de ações de advocacy, que incluem incidência política, comunicação, mobilização, formação de redes e pesquisa, entre outras.

Conheça mais em https://actbr.org.br/

========

REFERÊNCIAS

Regulação da publicidade para Bebidas Alcoólicas

https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td-20-regulacao-da-publicidade-das-bebidas-alcoolicas

Alcohol Consumption and the Preventive Paradox

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3461846

Estimação dos custos diretos e indiretos atribuíveis ao consumo de álcool no Brasil 

Global Burden of Disease

https://www.thelancet.com/gbd

Digital platforms and leading beer, wine, and spirits brands unite to enhance age assurance for online alcohol marketing

https://www.iard.org/getmedia/49ee2600-6073-48c6-892c-155c31241816/06052024-Digital-Statement-of-Intent-June-2024.pdf?utm_source=chatgpt.com

Independent study shows low ad exposure to alcohol ads online

https://wfanet.org/knowledge/item/2022/03/29/Independent-study-shows-low-ad-exposure-to-alcohol-ads-online

Where should the safe limits of alcohol consumption stand in light of liver enzyme abnormalities in alcohol consumers?

https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0188574

Trade Me pulls listings for influencer Logan Paul’s Prime energy drink

https://www.stuff.co.nz/business/132286965/trade-me-pulls-listings-for-influencer-logan-pauls-prime-energy-drink

The Global Burden of Disease Study at 30 years

https://www.nature.com/articles/s41591-022-01990-1

No safe level of alcohol consumption – Implications for global health

https://www.journal-of-hepatology.eu/article/S0168-8278(18)32640-0/abstract

Do not leave any ambiguity: Alcohol in any amount is harmful

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0168827824027417

Is there a safe limit for consumption of alcohol?

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S016882782402645X

Population-level risks of alcohol consumption by amount, geography, age, sex, and year: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2020

https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(22)00847-9/fulltext

Revising the preventive paradox: the Swiss case

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1046/j.1360-0443.2001.96227311.x

The distribution of alcohol consumption and the prevention paradox in Brazil

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1360-0443.2011.03567.x

Redução de 20% no consumo de álcool pode salvar uma vida por hora no Brasil

https://www.vitalstrategies.org/reducao-de-20-no-consumo-de-alcool-pode-salvar-uma-vida-por-hora-no-brasil

Naruhodo #371 – Qual o impacto do alcoolismo nos dias de hoje? – Parte 1 de 2

https://www.youtube.com/watch?v=JAIjJ6E8ZHk

Naruhodo #371 – Qual o impacto do alcoolismo nos dias de hoje? – Parte 1 de 2

Naruhodo #372 – Qual o impacto do alcoolismo nos dias de hoje? – Parte 2 de 2

Naruhodo #134 – Bebida alcoólica aumenta a longevidade mais que exercício físico?

Naruhodo #108 – Bebida alcoólica ajuda a falar melhor uma língua estrangeira? 

Naruhodo #31 – Misturar bebidas alcoólicas piora a ressaca?

Naruhodo #339 – Por que as coisas parecem girar quando estamos bêbados? 

Naruhodo #419 – Maconha faz mal? – Parte 1 de 2 

Naruhodo #420 – Maconha faz mal? – Parte 2 de 2

Naruhodo #207 – Vape e cigarro eletrônico são seguros?

Naruhodo #432 – O uso de cigarros eletrônicos é um problema de saúde pública?

Naruhodo #328 – Existem “gatilhos mentais”?

Naruhodo #390 – Fazer compras para si mesma melhora o humor?

Naruhodo #155 – Tomar decisões cansa o nosso cérebro?

Naruhodo #407 – Existe razão sem emoção?

Naruhodo #445 – Por que temos mais medo de tubarões que de vacas? 

Naruhodo #291 – Por que preferimos certas marcas a outras? 

Naruhodo #208 – Qual o efeito da publicidade sobre as crianças? – Parte 1 de 2

Naruhodo #209 – Qual o efeito da publicidade sobre as crianças? – Parte 2 de 2

Naruhodo #299 – Como buscar fontes confiáveis sobre coisas que nos interessam? 

Naruhodo Entrevista #45: Malu Formigoni

========

APOIE O NARUHODO!

O Altay e eu temos duas mensagens pra você.

A primeira é: muito, muito obrigado pela sua audiência. Sem ela, o Naruhodo sequer teria sentido de existir. Você nos ajuda demais não só quando ouve, mas também quando espalha episódios para familiares, amigos – e, por que não?, inimigos.

A segunda mensagem é: existe uma outra forma de apoiar o Naruhodo, a ciência e o pensamento científico – apoiando financeiramente o nosso projeto de podcast semanal independente, que só descansa no recesso do fim de ano.

Manter o Naruhodo tem custos e despesas: servidores, domínio, pesquisa, produção, edição, atendimento, tempo… Enfim, muitas coisas para cobrir – e, algumas delas, em dólar.

A gente sabe que nem todo mundo pode apoiar financeiramente. E tá tudo bem. Tente mandar um episódio para alguém que você conhece e acha que vai gostar.

A gente sabe que alguns podem, mas não mensalmente. E tá tudo bem também. Você pode apoiar quando puder e cancelar quando quiser.

O apoio mínimo é de 15 reais e pode ser feito pela plataforma ORELO ou pela plataforma APOIA-SE. Para quem está fora do Brasil, temos até a plataforma PATREON.

É isso, gente. Estamos enfrentando um momento importante e você pode ajudar a combater o negacionismo e manter a chama da ciência acesa. Então, fica aqui o nosso convite: apóie o Naruhodo como puder.

https://bit.ly/naruhodo-no-orelo

Privacy Overview

A gente usa cookies e alguns dados pessoais para deixar sua experiência melhor e ajudar a manter o conteúdo do nosso site.