Mamilos 191 – O Avesso da Jornada do Herói

Jornalismo de peito aberto

por Mamilos

Com tantos recursos ao nosso dispor, com tanto conhecimento e tecnologia, com tanta liberdade, enfim, em um mundo com tantas possibilidades, se você não for rico, saudável, lindo, não tiver muitos amigos, profundos amores, se não viver pleno de propósito, se não for feliz, tem alguma coisa de muito errada com você!

Estamos todos inebriados pelo imperativo do sucesso na cultura da auto-ajuda. Desconfiamos da religião e do governo, e cada dia mais aprofundamos nossa crença no poder do indivíduo de fazer todas as transformações que são necessárias para atingir uma vida feliz e plena.

A promessa do sucesso é a miragem que nos mantém sempre correndo na corrida dos ratos, jamais questionando o jogo e suas regras, voltando nossas críticas à nossa habilidade, ao nosso esforço, a nossa visão. Junte isso com a sociedade do espetáculo e temos todo mundo participando do teatro em múltiplas telas em que representamos a melhor versão de nós mesmos, sempre editada, sempre construindo uma narrativa vencedora. Neste jogo, todas as posições são relativas. Somos gigantes para os outros, pra quem nos vê sob holofotes embaixo de belos filtros e farsas para nós mesmos que conhecemos o avesso de cada uma dessas conquistas.

O fracasso é, desde o início da nossa civilização, uma fonte de medo e vergonha. Mas o filósofo Charles Pépin defende que chegamos ao fim do ciclo de obsessão pelo sucesso. Há anos Michael Jordan se dedica a dar palestras sobre os fracassos de sua carreira.

Estamos exaustos, quebrados, e buscando novas narrativas.

Pepin defende o fracasso como uma experiência humana que nos ajuda a nos reorientar e a nos reinventar. Ele fala que muitas vezes, temos que fracassar repetidamente até cairmos rendidos e até nos sentimos deprimidos. Só então conseguimos perceber que estamos errados, que isso não é o que queríamos fazer com nossas vidas, tanto no aspecto profissional quanto no afetivo. Fracassando uma e outra vez vamos nos aproximando, pouco a pouco, da verdade.

A partir dessa provocação nossa proposta é sentar na mesa com amigos que admiramos pra ter um papo íntimo e honesto sobre nossos fracassos pra rasgar esse véu e nos conectarmos através da nossa humanidade. Na mesa, contamos com as ilustres presenças de Andre Passamani e Cris Dias.

Vem com a gente e dá o play neste Mamilos!

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

========

BRADESCO É O PATROCINADOR OFICIAL DO LOLLAPALOOZA BRASIL 2019

A mamilândia mais ligada em boa música já sabe que o Bradesco este ano é novamente o patrocinador do Lollapalooza Brasil. Em 2019, o banco vai publicar em suas páginas e perfis oficiais conteúdos especiais para conectar as pessoas no LollaBR.

Esses conteúdos serão co-criados com o Coletivo Temporário e terão a participação de um time de creators muito legal, incluindo a especialista em festivais Sarah Oliveira, o especialista em moda e comportamento Ray Neon, o DJ Liu (que está no line-up do festival!), a humorista Maíra Azevedo, o Hebert e a Fernanda do Canal das Bee e a Gabiie e a Thalita do Depois das 11!

Pra conexão ficar ainda maior é só todo mundo usar à vontade a hashtag #TodosProLollaBR e não perder nenhuma emoção do festival. É o Bradesco continuando a incentivar grandes eventos culturais do país!

========

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
https://www.catarse.me/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini
Produção – Nayara Cristina e Ricardo Terto
Apoio a pauta – Jaqueline Costa e grande elenco
Publicação – Pedro Strazza

========

CAPA

A capa dessa semana é de autoria de Marianna Schmidt.

========

FAROL ACESO

Andre: Grupos de conversa MEMOH e canal de YouTube do Caio César;

Cris Dias: Podcast Boa Noite Internet e livro “Sociedade do Cansaço”;

Cris Bartis: Livro “Elefante”;

Ju: Especial de comédia “The Mortified Guide”.

Compartilhe: