Governo da Austrália assume autoria de erro de digitação em nota de 50 dólares australianos

Mais de 46 milhões de cédulas da moeda oficial do país vem com a palavra “responsabilidade” escrita de forma errada... três vezes

por Pedro Strazza

O governo australiano na tarde de ontem assumiu a responsabilidade por um pequeno defeito em uma das cédulas da moeda oficial do país, o dólar australiano. O problema? Bom, mais de 46 milhões de notas de 50 dólares australianos (ou A$ 50) contam com um erro de digitação em uma das frases escritas no papel-moeda.

Embora o atual design das notas esteja rodando o mercado do país desde outubro de 2018, o problema só virou notícia esta semana, quando um ouvinte da rádio Triple M mandou uma foto ampliada do papel-moeda apontando que a palavra “responsability” (responsabilidade, em português) estava escrito “responsibilty”.

A questão é: a palavra está incluída em três pontos da cédula, e em TODAS o termo foi transcrito sem um “i”. E ela é a nota de maior circulação no país hoje.

A repetição no caso se dá por conta de uma fala atribuída Edith Cowan, primeira mulher a ser eleita a um cargo legislativo do país e cujo rosto estampa a nota. Usada em seu discurso de posse do cargo em 1921, o “É uma grande responsabilidade ser a única mulher e eu quero enfatizar a necessidade que existe de ter outra mulheres aqui” foi escolhido pelo governo e o Reserve Bank of Australia para ser ocupar parte do fundo da cédula de A$ 50, se encontrando repetida três vezes para preencher o devido espaço.

À Reuters, representantes do órgão federal australiano declaram que as notas com o erro ainda valerão no mercado e não afetarão as transações financeiras que ocorrem a cada segundo no território. De acordo com a entidade, o erro será “corrigido” nas próximas impressões da cédula, algo que com o tempo deve com certeza tornar as notas erradas um item de colecionador.

Compartilhe: