Depois de críticas, Mark Zuckerberg volta a defender Facebook como ambiente de liberdade de expressão • B9

Depois de críticas, Mark Zuckerberg volta a defender Facebook como ambiente de liberdade de expressão

Fundador e CEO da rede social discursou por 35 minutos em palco na Universidade de Georgetown, onde defendeu a plataforma como ambiente democrático e fez duras críticas à censura chinesa

por Pedro Strazza
Capa - Depois de críticas, Mark Zuckerberg volta a defender Facebook como ambiente de liberdade de expressão
Imagem: Facebook CEO Mark Zuckerberg speaks at Georgetown University, Thursday, Oct. 17, 2019, in Washington. (AP Photo/Nick Wass)

Como sempre, as últimas semanas não tem sido nada fáceis para o Facebook. Além das tretas envolvendo a Libra e as várias acusações de manipulação desonesta de estatísticas para fazer bombar a plataforma de vídeos da rede social, a empresa comandada por Mark Zuckerberg está passando por sérias críticas em respeito ao próprio espaço de debate do site, conforme a companhia não vem tomando medidas para combater as ondas de ódio e desinformação nas publicações lançadas no ambiente.

Mas depois de dias de declarações perdidas em inúmeras entrevistas, Zuckerberg resolveu fazer uma extensa declaração sobre o tema. Na tarde desta quinta-feira (17), o fundador e CEO discursou por 35 minutos em um palco no tradicional Gaston Hall da Universidade de Georgetown, onde também foi gravado para uma live transmitida no próprio Facebook. Durante este tempo, o executivo de 35 anos focou esforços em defender a rede social como um ambiente que promove a liberdade de expressão, chegando a citar nomes como os de Frederick Douglass, Martin Luther King Jr. e até a Primeira Emenda da legislação dos Estados Unidos.

“As pessoas terem o poder de se expressar nesta escala é um novo tipo de força no mundo, um Quinto Estado que se iguala a outras estruturas de poder na sociedade” chegou a declarar Zuckerberg, que também argumentou que “a longa jornada para um progresso grandioso exige o confrontamento de ideias que nos desafiem” e afirmou acreditar que ele e a empresa “devem continuar a lutar pela liberdade de expressão”. “Dar voz a mais pessoas é dar poder a quem não o possui e obriga a sociedade a melhorar com o tempo.” chegou a afirmar na transmissão.

O discurso obviamente busca rebater a colossal onda de críticas direcionadas à rede social após a plataforma confirmar que não vai deletar publicações de políticos mesmo que estes quebrem as regras da comunidade – incluindo aquelas que contarem com desinformação e manifestações de ódio. A informação foi muito contestada em todos os níveis sociais, com governos obrigando juridicamente o Facebook a fazer este gerenciamento em vista do fato da rede ser campeã de disseminação de informações falsas e a principal plataforma online para leitura de notícias.

A eleição presidencial de 2020 nos Estados Unidos também tem ajudado a esquentar o debate em torno da companhia. Embora o Facebook busque se ausentar da missão de moderar os debates e anúncios de sua plataforma, veículos tradicionais da imprensa estadunidense como a CNN, a MSNBC e a CNBC já confirmaram que vão negar a emissão de propagandas desonestas de campanhas políticas, criando uma situação que a princípio joga a plataforma para o lado ingênuo. O cenário ficou ainda mais nervoso depois de no começo do mês o atual presidente Donald Trump lançar um vídeo de 30 segundos que acusava sem provas o ex-vice-presidente Joe Biden de ter feito conluio com o governo ucraniano: enquanto emissoras se negaram a exibir o anúncio, o Facebook se recusou a tirá-lo do ar mesmo depois do próprio Biden pedir ação do tipo.

Além de defender sua companhia, Zuckerberg também fez comentários bastante críticos à China, usando as companhias nacionais como exemplo daquilo que ele não busca tornar o Facebook. O executivo chegou a elencar o TikTok como exemplo de censura, conforme o aplicativo vem deletando postagens sobre os protestos de Hong Kong, além de explicar que é por conta deste tipo de informação que a empresa não opera na China: “Embora nós talvez não concordemos exatamente onde devemos e não devemos abordar assuntos específicos, nós pelo menos podemos não concordar. Isto é o que liberdade de expressão significa.” chegou a declarar o CEO em Gaston Hall.

O discurso feito por Zuckerberg em Georgetown pode ser lido na íntegra na Newsroom do Facebook.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link