Twitter testa traduzir publicações de maneira automática no Brasil

Experimento acontece de duas maneiras no país e para um pequeno grupo de usuários no iOS e Android

por Pedro Strazza

O Twitter começou a testar no Brasil esta semana um novo recurso que traduz automaticamente todas as publicações da linha do tempo para a língua nativa do usuário – independente do idioma original usado pelo usuário. O experimento acontece para um número limitado de usuários no iOS e Android e segundo a empresa busca “facilitar a compreensão das conversas” que o usuário acompanha na plataforma.

No blog oficial, o Twitter escreve que a ferramenta terá duas linhas de frente nesta fase de testes, com uma parcela dos usuários envolvidos tendo a opção de clicar no post para ver a versão original e a outra tendo disponibilizada o tweet na língua usada e a tradução lado a lado. As traduções devem ocorrer por meios diferentes, com a rede social incluindo créditos a tecnologia de empresas como o Google e a Microsoft.

“Sabemos que, às vezes, pode demorar muito para traduzir tweet por tweet em diferentes idiomas e ficar por dentro do que é relevante para você.” declara a companhia no anúncio, onde confirma que se os resultados forem positivos a plataforma pode expandir a disponibilidade do recurso no país e no resto do mundo. O Twitter não confirmou se a ferramenta poderá ser desativada manualmente pelos usuários durante esta fase, porém.

A tradução automática é mais uma novidade que o Twitter considera para compor uma espécie de “nova linguagem” para sua plataforma. Além de ter confirmado nesta semana os planos de separar as citações dos retweets em contadores diferentes, a empresa nos últimos meses introduziu o Fleets no Brasil e vem experimentando tweets com áudio e novas opções de limitação de resposta no mundo.

Compartilhe: