fbpx
cover-spotify5

Spotify lança programa de aceleração para podcasts no Brasil

Na busca para fortalecer comunidade de criadores do país, Spotify Podcast Academy vai selecionar programas para ajudar a construir uma audiência mais engajada e profissionalizar o projeto

por Pedro Strazza

O Spotify anunciou nesta quinta-feira (14) o lançamento de um programa de aceleração de podcasts no Brasil. Batizado de Spotify Podcast Academy, o projeto visa amplificar o alcance de criadores da área que já mantenham um programa, ajudando a construir uma audiência mais engajada, a profissionalizar o projeto e no caminho fortalecer a comunidade de podcasters do país.

Ao B9, a companhia escreve que os criadores serão selecionados com base nos dados de audiência e performance de seus programas, com o uso do Anchor sendo um diferencial na escolha. Todos os projetos se tornam automaticamente exclusivos da plataforma e ganham acesso ao conhecimento da indústria por meio de aulas, workshops, suportes de comunicação e todo o ecossistema de ferramentas da empresa. A duração da “academia” é de no máximo dois anos, tempo visto como fundamental para a plataforma dar todo o apoio no crescimento dos selecionados.

No anúncio, o diretor do Spotify Studios na América Latina, Javier Piñol, define o programa como “Uma oportunidade única para os criadores que não possuem ferramentas para implementar estratégias claras de desenvolvimento de programas e públicos possam ter acesso aos recursos de produção de alta qualidade do Spotify”. Vale notar que o Spotify Podcast Academy já conta com dez projetos como membros, incluindo o Biscoito, o Diário de um Jovem Moderno, o Estamos Bem?, o Indo e Voltando, o Mundo Freak Confidencial, o Para Dar Nome às Coisas, o PeeWeeCast, o Podcat, o Respondendo em Voz Alta e o Santíssima Trindade das Perucas.

O programa ainda inclui uma playlist no Spotify com os melhores episódios dos podcasts selecionados, batizado de “O Melhor do Spotify Podcast Academy”.

O projeto marca mais um passo na expansão da plataforma no mercado de podcasts. Desde que comprou a Gimlet e o Anchor no início de 2019, o Spotify investe constantemente na sua seção de podcasts, desde atualizações do serviço à aquisição e produção de programas originais – por aqui, os mais recentes casos de sucesso foram o Mano a Mano de Mano Brown e a adaptação nacional de Paciente 63.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link