SXSW: Explorando o futuro que ainda não podemos imaginar

Participar do meu primeiro SXSW tem sido uma experiência reveladora. Cheguei com o objetivo de expandir meu repertório e alimentar minha curiosidade, acreditando que as novas ideias e referências formariam um arsenal para o futuro. No entanto, o que encontrei foi muito além.


Esperava por uma evolução incremental das ideias conhecidas, mas o festival me desafiou a repensar paradigmas. Como um dos palestrantes, Brené Brown, brilhantemente colocou, tendemos a pegar o desconhecido e moldá-lo como o que nos é conhecido para compreendê-lo melhor. Mas e se isso for exatamente o que nos impede de ver a verdadeira transformação diante de nós?


O conceito de superestimar o impacto das tecnologias no curto prazo e subestimá-lo no longo prazo não é novidade. Contudo, o SXSW me fez perceber que o horizonte desse “longo prazo” está se aproximando rapidamente. As transformações que antes pareciam distantes agora estão à porta, desafiando a inércia das nossas percepções atuais.


Discutimos tecnologias como agentes de A.I. e computadores quânticos e seus potenciais de reconfigurar a sociedade por completo. Exploramos áreas como longevidade, o futuro do trabalho e a interação entre tecnologia e felicidade. Tudo isso indicou que mudanças enormes estão para acontecer, e muitas delas simultaneamente.


A provocação é que precisamos sair da zona de conforto dos paradigmas conhecidos. A tecnologia está mudando a passos largos e de forma disruptiva. Precisamos abraçar esse novo ritmo e pensar de maneira criativa sobre os cenários que surgem.


Meu olhar otimista sobre essas reflexões aponta para algo essencial: devemos parar de enxergar a disrupção tecnológica apenas como um embate entre humano versus máquina. Precisamos focar no que nos torna verdadeiramente humanos — nossas emoções e conexões. Afinal, é isso que mais tem feito falta no mundo atual e onde reside nosso maior potencial de transformação.



➜ Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, do SXSW 2025 no canal b9.com.br/sxsw e no nosso Instagram.
Share
Publicador por
Silvia Andrade

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

Cannes Lions 2025: quais são os cases brasileiros favoritos? 21 líderes da publicidade respondem

Faltam poucos dias para descobrir se o Brasil vai conseguir repetir — ou superar — as 92 conquistas de 2024…

12 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Starbucks lança campanha “Retomar” para marcar nova fase sob comando da Zamp

"Quantos cafés você já não tomou aqui?" A Starbucks volta ao mercado publicitário brasileiro com pergunta que todo cliente se…

16 horas Atrás
  • Cultura
  • Tech

Apple faz iPhone vibrar com motor de F1 em trailer que você sente (literalmente)

A Apple acabou de inventar um jeito de fazer você sentir um trailer. O novo promo de F1 - O…

19 horas Atrás
  • Criatividade
  • Negócios

Cannes Lions terá painel sobre favelas pela primeira vez

Cannes Lions finalmente vai conhecer de onde vem boa parte da criatividade brasileira. O festival terá um painel dedicado às…

2 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Electrolux vira “cliente” da agência fictícia de Vale Tudo, que segue borrando linha entre ficção e publicidade

A Electrolux encontrou um jeito de entrar em Vale Tudo: virou cliente da Tomorrow Lab, a agência fictícia da novela.…

2 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Canva transforma sotaque de Jacquin em campanha sobre legendas automáticas: “JaCanva”

O Canva encontrou no sotaque mais legendado da TV brasileira o gancho perfeito para sua primeira campanha com celebridade local.…

2 dias Atrás