Casey Gerald mostra que 'motivacional' é o quarto tema não-oficial do SxSW 2016 • B9

Casey Gerald mostra que ‘motivacional’ é o quarto tema não-oficial do SxSW 2016

por Sandra Magalhães
Capa - Casey Gerald mostra que ‘motivacional’ é o quarto tema não-oficial do SxSW 2016

SxSW 2016

Apesar de ter tido uma vida conturbada desde o seu nascimento, Casey Gerald acredita no poder da mudança. Talvez por isso ele tenha sido escolhido como o palestrante a anteceder o keynote do presidente americano Barack Obama no primeiro dia do SxSW — possivelmente a apresentação mais concorridas= do evento que acontece em Austin, nos EUA, até o próximo dia 20. E sua palestra serviu para exemplificar o quarto pilar temático extraoficial do SxSW, ao lado de música, filmes e tecnologia: o motivacional.

Famoso depois que seu discurso de formatura na Harvard Business School viralizou em 2014 na internet, Gerald levou ao evento repleto de executivos da indústria digital a crença de que disrupções não vêm somente por meio de aplicativos ou inovações tecnológicas, mas sim por meio de ações. Para os presentes, o recado foi claro: o dinheiro não deve ser o foco dos seus negócios.

“Vamos ouvir os ‘sussurros’ e não só as grandes vozes!”, disse ele, referindo-se às classes menos favorecidas que não estavam no auditório do The Long Center, fazendo uma crítica velada ao fato de que, sim, o SxSW não deixa de ser um evento elitista. “Sempre haverá uma nova forma de fazer as coisas diferentes! As empresas não precisam e não têm que seguir um só modelo de negócio, uma só forma!”

De acordo com Gerald, negócios podem resolver grandes problemas da sociedade de duas formas:

1. Buscando aquilo que está além do dinheiro;
2. E fazendo o que é certo;

Pode parecer senso comum para alguns e algo controverso para outros — e é mesmo. Só que o cofundador do MBAs Across America, um movimento que pretende “revitalizar a educação nos EUA”, não ficou só aí: para eles, empresas precisam olhar para as fraquezas e problemas sociais, mas não com o objetivo de resolvê-los, e sim com o foco em proporcionar que aqueles em situações mais delicadas possam eles mesmos construir a inovação que fará isso.

As empresas não cumprem seu papel quando entendem que porque fizeram algo para essa classe resolveram o problema. Elas não veem que, na verdade, o problema ainda está lá!”

Carregado no tom motivacional, o discurso foi bastante aplaudido pelo auditório lotado que aguardava a palestra de Obama. Resta saber se a crítica velada e a pegada de responsabilidade social que Gerald trouxe em sua fala serviu apenas para preparar o terreno para o presidente americano, ou se vai reverberar pelo resto do SxSW. Independentemente da resposta, o fato é que o empreendedorismo de palco tem lugar cativo em Austin.

#BrasilAtSXSWA cobertura B9 do SxSW 2016 tem apoio da Apex-Brasil

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link