Obama no SxSW 2016: Lição sobre a importância do digital ter o usuário como foco • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Obama no SxSW 2016: Lição sobre a importância do digital ter o usuário como foco

Presidente compreende que tecnologia, produtos e plataformas digitais não têm início, meio e fim, mas são processos contínuos

por Sandra Magalhães

SxSW 2016

Popular, simpático, genuíno e… um expert em digital. Essa é a primeira e inquestionável impressão que fica do presidente americano Barack Obama ao ouvi-lo falar nesta sexta-feira, em palestra no SxSW, em Austin.

O fato é que Obama revoluciona quando, enquanto líder de uma das maiores potências do mundo, toca em pontos antes pouco abordados por ocupantes do cargo; reforça diferentes formas de participação popular em seu governo; e traz, em seu discurso, o usuário como peça central do papel da (boa) tecnologia.

Em sua fala, o presidente americano indicou não pensar no digital como uma ferramenta que trabalha a favor da sua máquina governamental, mas sim pela sociedade. Trata-se de um discurso muito complementar ao de Casey Gerald, palestrante que o antecedeu e reforçou o poder da mudança não pela tecnologia, mas por ações — a pauta com certeza não foi coincidência.

Com o seu bom humor característico, o presidente americano reforçou diversas vezes a importância da perspectiva do usuário no desenvolvimento de plataformas digitais, ao mencionar projetos como o Free Application for Federal Student Aid (FAFSA) e o Up Next — duas iniciativas do seu governo voltadas para jovens estudantes e que se escoram fortemente na tecnologia.

Obama mostra que deve consagrar-se na História americana como um presidente marcado pela relevância digital

E o que isso tem a ver com as nossas vidas e o nosso cotidiano enquanto profissionais desse meio? Bastante coisa, já que trata-se de um discurso que traz a esperança de mudanças importantes na mentalidade daqueles que trabalham com o mercado digital — afinal, é o presidente dos EUA que está falando. Suas palavras mostram claramente o quanto a tecnologia aplicada pela ótica do usuário é importante, e como commodities digitais fazem pouco sentido.

“Meu objetivo é institucionalizar”, afirmou ele, referindo-se ao uso da tecnologia no governo e indicando que este trabalho não terá fim após o seu mandato.

E é exatamente aí que Obama mostra que deve consagrar-se na História americana como um presidente marcado pela relevância digital: ele compreende que tecnologia, produtos e plataformas digitais não têm início, meio e fim, mas são processos contínuos e ininterruptos que não devem se limitar à marca de uma gestão — e isso vale tanto para governos como para empresas.

Atualmente, um dos maiores desafios do presidente americano, segundo o mesmo, é como institucionalizar o que já foi feito e garantir a sua continuidade.

Barreiras físicas não resolvem os problemas das barreiras virtuais. É preciso unificar essas barreiras e, definitivamente, movê-las não é uma tarefa simples”.

No fim, a palestra de Obama no SxSW mostrou que a maturidade digital americana passa pelos mesmos pontos que discutimos no Brasil: acesso às classes menos favorecidas, segurança, privacidade e por aí vai. Por isso, não faz o menor sentido nos colocarmos a um passo atrás — pelo contrário, há uma grande oportunidade de arregaçarmos as mangas e ajudar a resolver essas questões junto com nossa população.

#BrasilAtSXSWA cobertura B9 do SxSW 2016 tem apoio da Apex-Brasil

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro