SXSW 2017: Digital Copycats e a armadilha do similar • B9

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SXSW 2017: Digital Copycats e a armadilha do similar

Três atalhos para escapar da Caverna de Platão

por Juliana Vilhena Nascimento / Managing Director da FCB/Six

Minha primeira sessão do SXSW 2017 era sobre experience design, mas funcionou como um gatilho pra uma reflexão bem maior.

O título: “Digital Copycats” era uma provocação a enorme quantidade de empresas similares com produtos similares fazendo coisas similares com interfaces similares para pessoas similares (e sim, a quantidade de vezes em que você leu “similares” aqui é assustadora).

Os palestrantes nos mostraram uma nova embalagem pra metodologias de design thinking – do ponto de vista de conteúdo, nada novo.

Pra mim ficou claro o quanto estamos vivendo a “era do similar”. Os nossos feeds, povoados por opiniões similares às nossas, os serviços como o Spotify, que te mostram mais coisas parecidas com o que vc gosta, os produtos – Siri, Alexa e Cortana, que só mudam de nome: estamos cercados de imitadores.

Sair desta “Caverna de Platão” – uma ótima analogia usada pelos speakers pra provar seu ponto – pressupõe usar três atalhos:

1. Entender o que de fato move os indivíduos, a sociedade, e o impacto das forças STEEP sobre um serviço, produto ou experiência. E usar este conhecimento para encontrar um insight que realmente traga algo diferente do que já existe por aí.

2. Experimentar formas diferentes no processo criativo: de poses de yoga ao uso diferenciado de ferramentas existentes (os post its, por exemplo), tentar renovar os processos criativos pra não cair na armadilha da repetição.

3. Não abrir mão de sair da zona de conforto no processo e não ter medo de criar algo que a princípio pareça estranho.

O mais importante, de acordo com eles, é não deixar o processo tomar as rédeas e ser maior que o resultado. E nisso, não há novidade: a sabedoria ainda está em saber usar a inteligência humana (mesmo em tempos de AI ;)).

Esse conteúdo é oferecimento da Apex-Brasil, que divulgará durante o SXSW 2017 a campanha Be Brasil, uma narrativa envolvente que promove um Brasil confiável, inovador, criativo e estratégico no mundo dos negócios. Saiba mais em www.bebrasil.com.br/pt

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