Cannes 2004: A gente quer diversão e arte • B9

Cannes 2004: A gente quer diversão e arte

por Carlos Merigo
Capa - Cannes 2004: A gente quer diversão e arte

O Grand Prix da categoria Film no Festival de Cannes 2004 foi uma barbada. Como muita gente já previa, o prêmio máximo do festival foi para o comercial “Mountain” do Playstation 2. Aliás, vale lembrar que este filme foi inteiramente gravado no Brasil.

A TBWA/London mostra mais uma vez que seu conceito de “disruption” funciona, e muito. É um daqueles anúncios que despertam as mentes sonolentas dos espectadores, muitas vezes treinadas para mudar de canal a primeira interrupção de seu programa favorito.

Aliás, toda a campanha criada para o Playstation 2 tem essa característica moderna, uma linguagem ardilosa que fala diretamente com seu público-alvo. São peças publicitárias que, por trás de sua fachada comercial, carregam um verdadeiro valor artístico.

E não me venham com aquele papo de que publicidade tem que vender e blábláblá. “Mountain”, como tantas outras belíssimas criações publicitárias, comunica e atinge seu público sem precisar ser varejista e bobalhona, como defendem alguns profissionais que pararam no tempo.

Em “Mountain” vemos centenas de milhares de pessoas correndo para formar uma montanha humana, que se torna mais alta do que qualquer edíficio da cidade. Nisso, uma variedade de pessoas desfrutam um momento de diversão até que alguém tome seu lugar e aproveite o mesmo momento. Entra o título: “Fun anyone?”

O conceito do filme faz uma analogia com a tradicional brincadeira infantil “O Rei da Montanha”, mostrando ao mesmo tempo que qualquer um pode se divertir e estar no topo, mesmo que seja pelo menos um pouquinho. Perceba variedade de sujeitos que estão tentando chegar no alto montanha.

A música do comercial, “Get on Board Little Children” de Shirley Temple, se encaixa perfeitamente na mensagem, dizendo que qualquer um pode estar lá, seja rico ou pobre, todos podem estar a bordo.

O filme chama a atenção do espectador mesmo que ele não esteja genuinamente interessado no produto. Despertando essa curiosidade aliada a uma trilha sonora ideal e uma aventura visual impactante, o comercial se tornou uma efetiva ferramenta de marketing.

O diretor Frank Budgen contou com uma equipe de 300 pessoas e cerca de 1500 figurantes para a gravação do anúncio, feita aqui no Brasil e pós-produzido lá fora com seus devidos efeitos especiais.

Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MOV. O arquivo tem 4.89 MB.

Além do Grand Prix em Cannes neste ano, “Mountain” ainda levou Ouro no Clio Awards 2004, Ouro no Festival Britânico de Publicidade 2004, Ouro no Creative Circle Awards 2004, Prata no The One Show 2004, Prata no Art Director’s 2004 e Prata no Andy Awards 2004.

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