As forças que estão moldando a criatividade, segundo a Adobe • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

As forças que estão moldando a criatividade, segundo a Adobe

Empresa lançou novos produtos e atualizações durante a MAX, conferência de criatividade que acontece em Las Vegas

por Carlos Merigo

LAS VEGAS – Duas vezes por ano a Adobe realiza grandes eventos – 12 mil pessoas cada – voltados para uma nuvem diferente. Em março, no Summit, a empresa mostrou sua visão de como a tecnologia está revolucionando o marketing, exibindo as inovações e integrações da Experience Cloud.

Agora, sete meses depois, o foco é a Creative Cloud. A conferência de criatividade Adobe MAX tem como protagonistas os produtos mais icônicos da empresa, como Photoshop, Illustrator, Premiere, After Affects, entre outros.

As atualizações e novos produtos permeiam todo o evento, claro, mas é importante notar quais são os aspectos que a Adobe enxerga como influência no futuro da criatividade. São três forças principais, segundo a empresa.

1. Todo mundo como storyteller, tendo capacidade para criar conteúdos, imagens e vídeos para contar uma história. É uma tendência que pode ser vista na simplificação e democratização de alguns produtos, como o novo Lightroom, e a extrema facilidade que é desenhar um post, página ou animação no Adobe Spark, por exemplo.

2. Experiências imersivas, com capacidade para libertar a criatividade das amarras do suporte, representadas principalmente pelo avanço da realidade virtual e dos vídeos 360°.

3. Inteligência artificial, gerando ferramentas que aceleram a criatividade e reduzem o trabalho pesado, liberando o usuário para focar no que mais importa.

Novos produtos

Esses três pontos foram considerados no lançamento de 5 novos aplicativos durante o MAX. São eles: Adobe Experience Design (ou simplesmente XD), Adobe Dimension, Adobe Spark, Lightroom CC e Adobe Character Animator.

O XD – antigo Project Comet – pretende oferecer uma solução completa para design de protótipos e UX/UI. Desde o início do ano em beta, a ferramenta chega agora com versões para Mac, Windows, iOS e Android, concorrendo diretamente com Sketch, e o recém lançado Studio da InVision.

Já o Dimension – antigo Project Felix – promete 3D para designers gráficos com a mesma facilidade de se trabalhar em 2D. É bastante voltado para criação de embalagens e branding, por exemplo.

O Adobe Spark, ferramenta online que oferece design intuitivo de imagens para mídias sociais, páginas e vídeos, agora também ganha uma versão paga – como parte da Creative Cloud – com recursos exclusivos.

Quem já está acostumado com o Lightroom vai poder continuar usando, mas agora ele se chama Lightroom Classic. A novidade é o lançamento do Lightroom CC, que tem usabilidade melhorada e visual simplificado. A Adobe espera deixar o uso do software bem mais intuitivo com essas mudanças, além de oferecer uma nuvem própria para hospedagem e organização de fotos em múltiplos dispositivos.

O Character Animator é bem provável que você já tenha ouvido falar, pois a Adobe demonstrou a ferramenta com ninguém menos do que Homer Simpson em março de 2016. Na época, o personagem foi animado ao vivo durante um episódio de “Os Simpsons”. O dublador de Homer, Dan Castellaneta, atuou na frente de uma camera, enquanto o Character Animator fez a mágica acontecer.

Com ele é possível criar animações em 2D da forma mais intuitiva que se pode imaginar, já que o software rastreia os movimentos do corpo, expressões faciais e voz em tempo real.

Todos os novos softwares já estão disponíveis para download para assinantes da Creative Cloud.

Atualizações

Os clássicos também ganharam atualizações. O Photoshop conta com um novo painel de aprendizado voltado para usuários de primeira viagem, oferecendo tutoriais passo a passo das ferramentas clássicas do software. Além disso, há uma nova forma de organização dos Brushes.

Premiere e After Affects oferecem nova área de trabalho, com fluxo dedicado a produção de vídeos 360° e em realidade virtual, além de biblioteca de Motion Design integrada com Adobe Stock.

Adobe Sensei, adicionado mágica ao design

Outro aspecto importante das novidades anunciadas é a integração cada vez maior dos produtos com Adobe Sensei. O framework de inteligência artificial e machine learning da empresa tem como principal função acelerar a criatividade.

Algumas vantagens vimos esse ano durante o SXSW

, mas a empresa exibiu ainda mais durante o MAX. Uma delas é como o Sensei torna as buscas mais inteligentes.

Uma demonstração feita com o novo Lightroom, por exemplo, revelou a função Best Photos. É a máquina decidindo quais as melhores fotos que você tirou, baseado em uma série de critérios como enquadramento, iluminação e cores. Pareceu bem impressionante, ajudando o fotógrafo com o trabalho pesado de selecionar as imagens que se destacam no meio de milhares de cliques.

O fator WOW do Sensei ficou ainda mais claro em sua integração com o Photoshop. A inteligência artificial será capaz de eliminar horas de trabalho com o recorte de elementos, por exemplo, além de entender imediatamente a imagem e assim sugerir conteúdo relacionado e edições baseadas no estilo do usuário. Em uma das demonstrações, o Photoshop entendia quando perguntado por fotos da modelo olhando pra direita ou pra esquerda, permitindo substituições em tempo real.

Se imaginarmos o futuro da inteligência artificial nessa sintonia com ferramentas de criatividade, as possibilidades parecem ilimitadas, mas nem é preciso ir tão longe na viagem. Muitas das funções demonstradas, que impressionam e quebram um galho gigante para qualquer profissional, já estão disponíveis agora mesmo. Uma escalada da tecnologia mais rápida do que se esperava.

São mudanças que não apenas impactam o trabalho de quem já está na área, mas que devem democratizar e trazer uma porção de gente nova que nunca teve coragem de dar vazão a própria criatividade por medo da máquina. Como disse Jamie Myrold, executiva da Adobe, o futuro da Creative Cloud é tirar os softwares do caminho, deixando-os tão intuitivos que se tornarão invisíveis durante o processo de criação.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Image by B9/VE

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.