Gregório Duvivier questiona publicidade infantil velada em canais do YouTube • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Gregório Duvivier questiona publicidade infantil velada em canais do YouTube

Novo episódio do Greg News mostra os abusos em programas para crianças e de vloggers, como Felipe Neto

por Carlos Merigo

Em seu programa semanal na HBO, Gregório Duvivier sempre explica assuntos complexos de forma eloquente. O alvo da vez do Greg News é a publicidade infantil, que saiu de ambiente controlado como a televisão para o playground vale-tudo que é a internet.

O vídeo de mais de 20 minutos de duração – assista acima) exibe algumas práticas de canais no YouTube, como unboxing (alguns protagonizados por crianças, inclusive) e presença em eventos atrelada a compra de produtos, como as coxinhas dos irmãos Neto.

Felipe Neto, aliás, um dos youtubers mais populares (e sem noção) do país, diz que seu canal não é voltado para crianças, porém, move um séquito de seguidores abaixo de 10 anos de idade. Gregório mostra a divisão cada vez menos clara entre propaganda e conteúdo, exibindo também exemplo dos palhaços Patati Patatá e brinquedos anunciados dentro do programa.

O papel no CONAR, órgão de autoregulamentação publicitária, é mais uma vez questionado. Se na televisão o cerco é apertado, no YouTube o volume de conteúdo e falta de clareza e conhecimento das regras por parte dos criadores complica o trabalho. No Reino Unido, a ASA (Advertising Standards Authority) lançou em 2015 um conjunto de regras voltado especificamente para essa nova mídia previamente não-regulada: os vloggers.

Vale lembrar que o CONAR já decidiu pela suspensão de um vídeo do Felipe Neto, em novembro do ano passado, por não deixar explícito que se tratava de uma propaganda e por uso de “apelo imperativo de consumo” a menores de idade. E não vale só pra YouTube. Bruna Marquezine e Gabriela Pugliesi também já receberam notificações por conta de publicidade velada no Instagram.

Só faltou Gregório dizer que o CONAR atua bastante através de denúncias dos próprios consumidores. Se falta responsabilidade de anunciantes e criadores de conteúdo, a audiência pode ajudar enviando uma reclamação através do site conar.org.br

.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.