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Gregório Duvivier questiona publicidade infantil velada em canais do YouTube

Gregório Duvivier questiona publicidade infantil velada em canais do YouTube

Novo episódio do Greg News mostra os abusos em programas para crianças e de vloggers, como Felipe Neto

por Carlos Merigo

Em seu programa semanal na HBO, Gregório Duvivier sempre explica assuntos complexos de forma eloquente. O alvo da vez do Greg News é a publicidade infantil, que saiu de ambiente controlado como a televisão para o playground vale-tudo que é a internet.

O vídeo de mais de 20 minutos de duração – assista acima) exibe algumas práticas de canais no YouTube, como unboxing (alguns protagonizados por crianças, inclusive) e presença em eventos atrelada a compra de produtos, como as coxinhas dos irmãos Neto.

Felipe Neto, aliás, um dos youtubers mais populares (e sem noção) do país, diz que seu canal não é voltado para crianças, porém, move um séquito de seguidores abaixo de 10 anos de idade. Gregório mostra a divisão cada vez menos clara entre propaganda e conteúdo, exibindo também exemplo dos palhaços Patati Patatá e brinquedos anunciados dentro do programa.

O papel no CONAR, órgão de autoregulamentação publicitária, é mais uma vez questionado. Se na televisão o cerco é apertado, no YouTube o volume de conteúdo e falta de clareza e conhecimento das regras por parte dos criadores complica o trabalho. No Reino Unido, a ASA (Advertising Standards Authority) lançou em 2015 um conjunto de regras voltado especificamente para essa nova mídia previamente não-regulada: os vloggers.

Vale lembrar que o CONAR já decidiu pela suspensão de um vídeo do Felipe Neto, em novembro do ano passado, por não deixar explícito que se tratava de uma propaganda e por uso de “apelo imperativo de consumo” a menores de idade. E não vale só pra YouTube. Bruna Marquezine e Gabriela Pugliesi também já receberam notificações por conta de publicidade velada no Instagram.

Só faltou Gregório dizer que o CONAR atua bastante através de denúncias dos próprios consumidores. Se falta responsabilidade de anunciantes e criadores de conteúdo, a audiência pode ajudar enviando uma reclamação através do site conar.org.br.

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