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Cannes Lions 2018: Brasil começa mal, mas conquista 4 Leões no 1° dia de Festival

Campanhas de humanização dos pacientes de câncer e auxílio com estoques de sangue são destaques em início decepcionante para brasileiros

por Pedro Strazza

O Cannes Lions 2018 enfim começou, e como é de se esperar o Brasil já entrou no festival faturando alguns prêmios. Foram quatro Leões conquistados por brasileiros nas áreas de saúde, sendo três da categoria de Health and Wellness e um de Pharma.

Na área de farmacologia, o destaque nacional ficou para o “Histórias de Inalar” da Clin Kids, que rendeu um Leão de Prata para a agência NBS. Lançado em maio, o projeto ajuda crianças a passar pelo procedimento de inalação através de máscaras personalizadas e contação de histórias – leia mais aqui e assista abaixo o case.

Na categoria de Health and Wellness, o comercial “The Fall” para o Hospital de Amor foi uma das duas peças a vencer um Leão de Prata. Criado pela WMcCann, o lindo comercial se destacou pela sensibilidade com a qual retrata o sofrimento passado por pacientes com câncer – leia mais sobre aqui e assista o vídeo a seguir.

O outro brasileiro que recebeu um Leão de Prata na área de Health foi o “Hemoji”, projeto concebido pela Y&R para impulsionar o número de doadores de sangue da Santa Casa de Misericórdia. A campanha pediu para que pessoas cadastradas no Twitter e no Instagram incluíssem em seus nomes de usuário um emoji que representasse seu tipo sanguíneo, selecionados pela agência à partir de um conjunto de figurinhas já existentes e que poderiam ser usados em qualquer celular. Assim, o hospital poderia encontrar com maior velocidade e rapidez um grande número de pessoas disponíveis para doar sangue que poderiam ajudar a instituição em momentos críticos do estoque – o vídeo abaixo explica com mais detalhes o projeto.

 

Por fim, a BETC/Havas conquistou um Leão de Bronze por seu “Dissolving Posters”. Bolado para a Associação Internacional Habitat para a Humanidade

, a peça divulgou os pôsteres criados pela instituição para combater o vírus da zyka, que além de informarem sobre os procedimentos para evitar a doença também se dissolviam na chuva e ajudavam a evitar que o vírus se alastrasse – confira abaixo.

Apesar de tantas boas notícias, o número é bem inferior ao desempenho do país em outros anos, se tornando a pior estreia nacional no Cannes Lions dos últimos cinco anos. Criada em 2014 pela organização do festival, a área de saúde já rendeu para o Brasil nove leões no ano de estreia, 17 em 2015, cinco em 2016 e quatro no ano passado. Apesar do mesmo número, 2017 rendeu pelo menos um ouro aos brasileiros na saúde, algo que 2018 não trouxe.

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