Brasil é o primeiro país a receber título de "Creative Country of The Year" em Cannes Lions • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Brasil é o primeiro país a receber título de “Creative Country of The Year” em Cannes Lions

Incluindo homenagem a Washington Olivetto, festival reconhece histórico de criatividade brasileira e impacto global dos profissionais do país

por Carlos Merigo

O Brasil será o primeiro país a receber o título de “País Criativo do Ano” no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions em 2025. A honraria busca reconhecer o compromisso excepcional e duradouro do país com a criatividade que impulsiona progresso e crescimento.

Por que importa: O reconhecimento chega após décadas de excelência criativa brasileira. Desde 1971, quando conquistou seus primeiros Leões, o Brasil acumulou impressionantes 1.911 prêmios e 20 Grand Prix, mantendo-se consistentemente entre os quatro países mais premiados do festival.

Em 2024, o Brasil reconquistou o segundo lugar no ranking global, posição que não ocupava há 10 anos.

🏆 O Brasil em Cannes:

  • 56.017 trabalhos brasileiros inscritos desde 1971
  • 414 brasileiros já atuaram como jurados
  • Primeiro Leão de Ouro em 1975
  • Primeiro jurado brasileiro: Alex Perissinoto (1972)
  • Primeira jurada brasileira: Christina Carvalho Pinto (1990)
  • Primeiro Grand Prix em 1993 com a campanha “Guaraná Diet”

A designação vai além do prêmio. O festival dedicará espaço significativo para showcases criativos brasileiros, eventos especiais e palestras durante a edição de 2025.

Homenagem a Washington Olivetto

O festival também prestará tributo especial a Washington Olivetto, considerado o “padrinho da publicidade brasileira”, falecido em 2024. Vencedor do primeiro Leão de Ouro do Brasil e de mais de 50 prêmios em sua carreira, Olivetto deixou um legado indelével.

🌱 Incentivo a novos talentos: Delegados brasileiros terão a oportunidade de presentear um colega que nunca participou do festival com um passe gratuito, permitindo que novos profissionais experimentem o festival Cannes Lions pela primeira vez.

“O Brasil tem um histórico excepcional em Cannes Lions e capacidade de gerar inspiração que ressoa globalmente”, explica Thea Skelton, VP de Festivais da LIONS.

Economia criativa em crescimento

A economia criativa brasileira continua crescendo. Segundo dados da WARC, estima-se que o investimento publicitário brasileiro cresça 7,9% em 2025, atingindo R$ 92,5 bilhões.

O país também lançou o “Brasil Criativo”, um conjunto de diretrizes para a Política Nacional de Economia Criativa por meio da qual o Ministério da Cultura busca solidificar a economia criativa como motor estratégico para o avanço social, econômico e cultural do país.


➜ O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. A edição 2025 será realizada de 16 a 20 de junho. Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, no canal b9.com.br/canneslions e no nosso Instagram.
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
Política de Privacidade

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade