Diversidade e representatividade na transformação da música • B9
Logo - Gente

Diversidade e representatividade na transformação da música

Gente #32

Ouvir Diversidade e representatividade na transformação da música no Spotify
Ouvir Diversidade e representatividade na transformação da música no Google Podcasts
Ouvir Diversidade e representatividade na transformação da música no Apple Podcasts
Ouvir Diversidade e representatividade na transformação da música no Pocket Casts
Ouvir Diversidade e representatividade na transformação da música no Pocket Casts
Capa - Diversidade e representatividade na transformação da música

Gente Investiga explora o significado do som no país que mais consome música na América Latina

Por que você ouve música?

As pessoas ouvem música a todo momento: para ficar feliz, para encarar tristezas, para se divertir e até mesmo para se distrair. Tem gente que não imagina a vida sem essa companhia sonora. Tem gente que ouve música e nem mesmo se dá conta. E, aqui no Brasil, nossa voz ecoa mais alto: somos o país que mais consome música na América Latina.

Por isso, no programa de hoje, vamos falar sobre música. E mais do que isso. Afinal, música não é só som, acordes, ritmos ou cifras. Música também é emoção, experiência e identidade. Que rima com Diversidade: o coletivo de muitas identidades, vivendo em conjunto.

O nosso desafio aqui é entender, afinal, como, onde e porque ouvimos música. E o que os sons que consumimos, compartilhamos e produzimos, de todos os cantos do país, contam sobre quem somos, o que queremos e o que podemos ser, enquanto sociedade.

Será que as músicas produzidas por aqui refletem a diversidade do povo brasileiro?

Será que singles, clipes e artistas, podem ajudar a sensibilizar as pessoas para a diversidade social?

E será que grandes espaços musicais, como as premiações, podem impulsionar a presença de mais representatividade na música e promover mais inclusão no país?

Claro, nenhuma dessas perguntas tem resposta fácil. Por isso, Tulio Custodio trouxe para a conversa dois especialistas no assunto: Juliana Constantini, que trabalha na Globo como gerente de conteúdo musical, e Gabriel Volfson, gerente de inteligência de negócios da Globo.





Podcast Gente Investiga
Coordenação Geral: Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo
Apresentação: Túlio Custódio
Direção Criativa: Alexandre Potascheff
Roteiro: Renan Dissenha Fagundes
Edição: Gabriel Pimentel
Transcrição: Maria Luísa Reis
Texto: B9

Imagem: Soundtrap – Unsplash