Gente - Cinema que transforma • B9

Cinema que transforma

Gente 29

Ouvir Cinema que transforma no Spotify
Ouvir Cinema que transforma no Google Podcasts
Ouvir Cinema que transforma no Apple Podcasts
Ouvir Cinema que transforma no Pocket Casts
Ouvir Cinema que transforma no Pocket Casts
Capa - Cinema que transforma

Gente Conversa aborda a retomada da produção do cinema no Brasil, analisa o mercado audiovisual do país e debate sobre a relação do brasileiro com o conteúdo nacional

Depois de dois anos de pandemia e de um apagão nos repasses do Fundo Setorial do Audiovisual, o cinema brasileiro vive um importante momento de retomada. Como ato simbólico desse novo ciclo, a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, espaço que guarda o maior acervo de filmes da América do Sul, reabriu em maio, depois de um ano e meio fechada.

No mesmo mês, a Ancine lançou uma linha de crédito de R$215 milhões para estimular o crescimento do setor, que se soma a outros R$450 milhões em editais já publicados em 2022.

Bom para o público – e também para a economia do país. Segundo uma reportagem da Folha de S. Paulo, cada real investido por mecanismos como o Fundo do Audiovisual retorna aos cofres públicos 15 reais. Investe 1 real, retorno 15. Nada mal né?

Agora, considere todas as áreas que a produção de um filme movimenta, como hotelaria e alimentação, por exemplo. A Ancine considerou e estimou que em 2018 esse mercado movimentou um valor adicionado maior do que as indústrias têxtil e farmacêutica juntas.

Mesmo assim, existem muitos desafios pela frente nessa retomada. Talvez um dos principais seja transformar o cinema – uma área majoritariamente branca, heterossexual e masculina – em um ambiente inclusivo e igualitário, que reflita melhor a população do Brasil.

E também incorporar as causas sociais, ambientais e outras questões importantes para a sociedade na sua pauta.

Tudo isso sem deixar de produzir um conteúdo que sensibilize os brasileiros que buscam um entretenimento de qualidade, mas também um entretenimento que transforma.

E é sobre isso que Juliana Wallauer vai conversar com Camila Roque, Gerente de Marketing do Canal Brasil, e Sabrina Fidalgo, multipremiada diretora e roteirista carioca. O estudo “Versão Brasileira“, do Canal Brasil, também faz parte do papo, que analisa o cenário e o consumo dos conteúdos audiovisuais brasileiros e mostra que a versão nacional desperta interesse e reconhecimento do público.

Vem com a gente… Luz, câmera e transformação!





Podcast Gente Conversa
Coordenação Geral: 
Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo
Apresentação: 
Ju Wallauer
Direção Criativa: 
Alexandre Potascheff
Roteiro: Renan Dissenha Fagundes
Edição: 
Gabriel Pimentel
Transcrição: 
Camila Souza

Texto: B9

Imagem capa / cabeçalho: Arte sobre fotografia/frame do vídeo “Você conhece o cinema brasileiro” – Divulgação Canal Brasil