Mamilos 194 – Falta de Educação

Jornalismo de peito aberto

por Pedro Strazza

Educação é a panaceia para todos os males. É o remédio milagroso invocado a cada discussão de um problema estrutural brasileiro como a solução necessária e suficiente. “Isso só se resolve com educação”: Quantas vezes já ouvimos este mantra?

Mas… de que educação estamos falando?

De acordo com a Constituição Brasileira, no Art. 205. a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, e tem como objetivo o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Como estamos nessa missão? No último século saímos de uma taxa de 65% de analfabetos no país para 10%. É uma conquista ainda mais considerável se levarmos em conta que a população maior de 15 anos passou de 9 milhões para 144 milhões de pessoas nesse período. Outra importante conquista em um país tão grande como o nosso é o acesso à educação: Segundo pesquisa do IBGE de 2013, 98,3% das crianças de 6 a 14 anos frequentavam regularmente a escola.

Só conseguimos resultados tão expressivos porque criamos um sistema educacional gigantesco. São 48,6 MILHÕES de alunos, e para atender este contingente temos 2,2 MILHÕES de docentes. Construímos 184 MIL escolas, sendo que 78% delas pertencem a rede pública!

Mas apesar desses importantes passos ainda temos desafios imensos. Somos a nona economia no mundo, porém no índice de PISA, que compara a educação entre diferentes países, ocupamos a posição 63. A cada 100 crianças, só metade sabe ler aos 8 ou 9 anos. No fim do ensino fundamental, 66% não aprenderam português no nível adequado e, no fim do ensino médio, 92% não sabem matemática no nível adequado.

Estes são apenas alguns dados que já mostram que estamos muito longe de atingir o ambicioso ideal proposto pela Constituição. A partir deste episódio 194, o Mamilos lança uma nova série que vai debater com seriedade e peito aberto os desafios da educação brasileira.

Começamos hoje então com um panorama geral. Nosso objetivo é fazer um diagnóstico de quais são os maiores desafios da educação no Brasil, e para nos ajudar nessa tarefa analítica trouxemos 2 especialistas que se dedicam há décadas para compreender e transformar o cenário da educação no Brasil: Inês Kisil Miskalo, gerente executiva de educação do Instituto Ayrton Senna; e Olavo Nogueira Filho, diretor de políticas educacionais no Todos Pela Educação. Além disso, contamos com a participação especial de Juliano Costa, vice-presidente de educação na Pearson Brasil.

Vem com a gente e dá o play neste Mamilos!

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

========

BRADESCO É O PATROCINADOR OFICIAL DO “O FANTASMA DA ÓPERA”

A Mamilândia já sabe que o Bradesco está de olho nos principais eventos de cultura e entretenimento do Brasil. Então, não poderia deixar de ser patrocinador do musical “O Fantasma da Ópera”, espetáculo famoso mundialmente que está há 30 anos na Broadway e já foi visto por mais de 140 milhões de pessoas… aquele lá mesmo.

Não sabe qual é dessa história ou quer saber mais sobre ela? O Bradesco chamou a Ana Paula Xongani pra te mostrar o que rola por trás da cortina vermelha. Em uma micro série em vídeos, com cinco episódios, ela entrevista artistas, técnicos e mostra todos os bastidores da peça. Corre lá no YouTube do Bradesco ou veja acima o episódio número um do especial!

========

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
https://www.catarse.me/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini
Produção – Nayara Cristina, Peu Araújo e Ricardo Terto
Apoio a pauta – Jaqueline Costa e grande elenco
Publicação – Pedro Strazza

========

CAPA

A capa dessa semana é de autoria de Marianna Schmidt.

========

FAROL ACESO

Inês: Livro “Os Pilares da Terra”;

Olavo: Documento “Educação Já”;

Cris: Livro “Pedagogia do Oprimido”;

Ju: Prato Banoffee Pie.

Compartilhe: