Embora o jogo do momento seja “Fortnite”, por incrível que pareça quem ainda está muito bem, obrigado no mercado de games é “Minecraft”. É o que diz pelo menos Helen Chiang, diretora do departamento da Microsoft responsável pela administração e manutenção do game, que em entrevista ao Business Insider declarou que a plataforma hoje mantém cerca de 112 milhões de usuários ativos por mês.
O valor é impressionante dado que ele ainda representa uma taxa de crescimento para o game, que não apenas fez dez anos de vida em maio mas também viu aumentar sua base de jogadores em 20 milhões desde a última medição, em outubro de 2018. Só para se ter uma ideia da escala do negócio que é o jogo, “Fortnite” em agosto do ano passado reportou uma comunidade de 78,3 milhões de usuários, enquanto o concorrente “Roblox” só recentemente bateu os 100 milhões de gamers.
De acordo com Chiang, esta preservação da popularidade da produção acontece porque “Minecraft” pelo visto é algo que o público adora jogar de tempos em tempos. “O que nós descobrimos é que é um jogo que os jogadores continuam voltando. Ele pode ser não sempre o que está no destaque, porque ainda há um monte de grandes games saindo toda semana, mas é um que as pessoas adoram voltar.” afirma a executiva na entrevista.
Indo para além do alto valor de retorno, o fato é que a marca “Minecraft” vem se mantendo saudável graças ao esforço da Microsoft em justificar a aquisição milionária do jogo em 2014 – quando pagou 2,5 bilhões de dólares pelo game e a Mojang que é seu estúdio criador. Além de espalhar a produção para múltiplas plataformas (incluindo os smartphones), a companhia lançou extensões como o segmento de realidade aumentada “Minecraft Earth” para renovar o interesse sobre o game.