Em tempos de pandemia, Globo de Ouro vai permitir que filmes lançados no streaming concorram ao prêmio • B9

Em tempos de pandemia, Globo de Ouro vai permitir que filmes lançados no streaming concorram ao prêmio

Medida vale por enquanto para produções lançadas até o fim de abril, mas organização confirma que mais "mudanças temporárias" podem ser feitas até a próxima cerimônia

por Pedro Strazza
Capa - Em tempos de pandemia, Globo de Ouro vai permitir que filmes lançados no streaming concorram ao prêmio

Ainda que a luz do fim do túnel exista, a situação da indústria do audiovisual no mundo no momento é pessimista em todas as frentes. Cinemas fechados, lançamentos até junho adiados, festivais paralisados, produções interrompidas… o meio está literalmente parado no momento, dependendo do streaming para manter o que já foi finalizado ganhar acesso pelo público – e não há sinal de que as coisas vão se normalizar nas próximas semanas.

Com pelo menos um trimestre do calendário arruinado, a temporada de premiações de fim de ano tem um desafio e tanto pela frente: afinal, como manter a validade de um prêmio quando seus critérios de exclusividade da janela de exibição nas telonas são tão comprometidos em um espaço de tempo grande? O Globo de Ouro já se adiantou na resposta e confirmou que sim, pelo menos durante o período da pandemia os filmes lançados no streaming poderão concorrer.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (26) e, de acordo com o Hollywood Reporter, valerá para produções debutadas no meio entre os dias 15 de março e 30 de abril. A medida é descrita como temporária e válida apenas para este ano, mas a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood que organiza a cerimônia confirmou que o período estabelecido “poderá ser revisto para uma extensão” mais para a frente, quando houver uma data exata para a contenção da pandemia nos Estados Unidos.

Na prática, a mudança significa que os filmes interessados em qualificar para o Globo de Ouro não mais precisam cumprir com a regra de realizar uma exibição a pelo menos 90 membros da HFPA em um cinema da região de Los Angeles, podendo agora marcar uma data com a organização para enviar no dia uma cópia do filme em screener (o velho DVD físico) ou em link de streaming.

Por mais que o Globo seja visto com maus olhos pelo público, a imprensa e até a indústria, esta medida abre um precedente importante na temporada. Além de ser a primeira ocasião em que um dos principais prêmios da “temporada do Oscar” abre espaço para projetos debutados no streaming, a adesão da HFPA oferece uma alternativa aos sindicatos e à própria Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para resolver a questão da elegibilidade em um ano tão delicado à indústria.

No caso específico da Academia, a decisão será tomada e anunciada após uma reunião da mesa de “governadores” da entidade para debater o Oscar e o coronavírus, no próximo dia 14 de abril. Ainda há tempo: pelo menos por enquanto, a 93° cerimônia dos Academy Awards está marcada para acontecer no dia 28 de fevereiro de 2021.

Embora a única alteração nas regras do Globo de Ouro até o momento tenha sido esta, a HFPA também comentou que “pode vir a fazer outras mudanças temporárias às regras se considerar apropriado no futuro”, além de reafirmar o compromisso de auxiliar membros da organização que forem impactados pela pandemia.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link