Facebook vai parar de exibir anúncios políticos nos Estados Unidos uma semana antes das eleições • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Facebook vai parar de exibir anúncios políticos nos Estados Unidos uma semana antes das eleições

Enquanto Mark Zuckerberg anuncia "pacotão" para proteger processo eleitoral nas redes, candidatos e comitês políticos tem até 27 de outubro para comprar anúncios e impulsionar publicações na plataforma

por Pedro Strazza

O Facebook vai deixar de exibir anúncios políticos relacionados às eleições dos Estados Unidos uma semana antes da votação. A decisão foi confirmada pelo CEO Mark Zuckerberg na manhã desta quinta (3) em seu perfil na rede social e faz parte de um novo pacote de ações da empresa para proteger o processo eleitoral de quaisquer interferências.

De acordo com o executivo, candidatos e comitês políticos terão até o dia 27 de outubro para comprar anúncios que receberam pelo menos uma impressão, podendo também escolher o público alvo destas publicações e ajustar os gastos em cima destes. A partir desta data, porém, novas campanhas deixarão de poder ser lançadas na plataforma.

Na publicação, Zuckerberg escreve estar preocupado “sobre os desafios que as pessoas podem enfrentar na hora de votar”, tendo em vista o impacto contínuo da pandemia em comunidades ao redor do território, e cita o racha ideológico e a demora para a saída dos resultados como fatores que aumentam os “riscos crescentes de agitação civil em todo o país”.

Zuckerberg também anuncia no post uma série de medidas que buscam ampliar a consciência política da rede social enquanto uma fonte de informação ao público estadunidense. Isso inclui a partir desta semana a fixação da central de informação do voto da companhia no topo dos feeds do Facebook e do Instagram para ajudar a educar o público sobre como votar e também como funciona o processo eleitoral do país, incluindo aí a informação essencial de que o resultado pode não ser anunciado na noite da votação.

Outras medidas são o trabalho de moderação mais pesado na hora de limar quaisquer publicações que contenham “clara desinformação” sobre o coronavírus e a votação; o reforço de links de contexto para combater postagens que desencorajem os usuários a votar a partir da doença; e a adição de marcações a candidatos que declarem vitória antes da hora e posts que tentem colocar em dúvida o resultado da eleição. As políticas da comunidade também foram expandidas de forma a combater desde já posts com “deturpações implícitas” do processo eleitoral estadunidense, além do Facebook Messenger começar este mês a restringir o encaminhamento de mensagens a cinco pessoas por vez.

O “pacotão” é mais um passo dado por Zuckerberg na direção de uma conciliação entre suas crenças teimosas de que o Facebook é um ambiente de liberdade de expressão (mesmo quando não confiando em seus instintos) com as críticas severas que ele e a companhia receberam no último ao manter intacto a veiculação de anúncios políticos na plataforma – incluindo aí os próprios funcionários. A rede social já havia dado sinais de uma reconsideração sobre seu papel nos ciclos eleitorais em junho, quando passou a permitir que o público desativasse a publicidade da área em suas contas no Facebook e no Instagram.

Isso não quer dizer que a companhia esteja com medidas à altura das promovidas pelo Twitter e o Google, mas Zuckerberg certamente busca se comportar como estivesse. “Nós todos temos um papel a cumprir para garantir que o processo democrático funcione” escreve o CEO na publicação, “e que todo votante possa fazer sua voz ser ouvida onde mais importa – na cabine de votação”.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro