Duolingo lança podcast de true crime para ensinar espanhol

Programa vai recontar em seis episódios caso do assalto ao Banco Rio em 2006 na Argentina e conta até com entrevistas com alguns dos assaltantes envolvidos

por Pedro Strazza

O mercado de podcast continua a bombar em 2020, e agora tem até aplicativo de ensino se aventurando pelo formato para ensinar línguas. O Duolingo anunciou nesta quinta (22) o lançamento de seu primeiro programa de áudio, o El Gran Robo Argentino que é nada menos um podcast de true crime bilíngue.

A premissa da série é tão curiosa quanto a proposta da companhia com o projeto. Narrado pela jornalista Martina Castro, o programa reconta um assalto do Banco Rio de Buenos Aires em 2006, quando cinco homens invadiram o estabelecimento e levaram o equivalente a 20 milhões de dólares. O feito se tornou histórico entre o povo argentino, que considerou os ladrões heróis, e não apenas virou matéria na GQ como ganhou filme este ano – “O Roubo do Século”, que a Warner Bros. atualmente tenta emplacar no circuito de cinemas brasileiro.

Já o El Gran Robo Argentino surge como um derivado do Duolingo Spanish Podcast, que o aplicativo produz exatamente para promover o ensino de espanhol nos países de língua inglesa – e o sucesso é razoável, dado que o projeto acumulou 39 milhões de downloads desde o lançamento em 2017. Como o trailer acima bem deixa evidente, o programa vai recontar o caso do assalto em seis episódios que equilibram a narração educativa em inglês de Castro com declarações em espanhol de gente que esteve presente ou envolvida na época do evento, incluindo jornalistas, investigadores e alguns dos assaltantes que viveram pra contar a história.

O primeiro episódio do podcast já está disponível em todos os agregadores e no site oficial da Duolingo. El Gran Robo Argentino marca os trabalhos da nona temporada do programa de áudio da companhia na área de espanhol.

Compartilhe: