SXSW 2021: apesar de online, festival continua oferecendo variedade de conteúdos
Imagem: Divulgação

SXSW 2021: apesar de online, festival continua oferecendo variedade de conteúdos

Entre as novidades, evento preparou uma experiência em realidade virtual que combina sessões de cinema virtual e exibições em espaços tradicionais de Austin

por Soraia Alves

O SXSW 2020 não aconteceu em março do ano passado, mas ainda assim o evento foi um marco. Enquanto a Organização Mundial da Saúde denominava a situação com o então novo coronavírus como uma epidemia, o festival foi sendo impactado com a desistência prévia de grandes participantes da edição que se mostraram atentos aos perigos da Covid-19. Empresas como Apple, NetflixAmazon, Facebook e Twitter anunciaram, uma a uma, que não participariam presencialmente do festival que teria início no dia 13 de março. Tal cenário, aliado a uma pressão das próprias autoridades da cidade de Austin, fez o SXSW anunciar em 06/03 o cancelamento da edição 2020. Cinco dias depois, em 11/03, a OMS declarou oficialmente que o mundo lidava com uma pandemia.

Um ano depois, ainda não nos livramos da Covid-19 e de todos os seus inúmeros impactos. Mesmo com o início da vacinação mundial, o cenário ainda é impensável para aglomerações, o que afeta diretamente a realização de eventos como o SXSW. Porém, seguindo a tendência de trabalho, entretenimento e vida online ressignificados a partir de 2020, o festival deu início neste 16/03 à sua primeira edição completamente virtual, promovendo uma experiência diferente da usual, mas ainda cheia de conteúdos variados.

Obviamente, os desdobramentos de tudo o que vivemos no último ano são pautas a serem amplamente debatidas em diferentes palestras do festival, que acontecem da forma como já estamos também mais do que acostumados: por videochamada. Há muitas conferências sobre as adaptações vividas pela indústria do entretenimento durante a pandemia, e como é possível repensar modelos de eventos e até mesmo da própria experiência do público para o futuro.

Após um ano marcado pelos protestos do Black Lives Matter, diversas palestras também exploram temas sobre igualdade e a importância de dar voz às minorias em todos os espaços da sociedade.

Avanços tecnológicos, regulamentação de dados, fake news, deepfake, política, empreendedorismo, o futuro das redes sociais e outros temas completam as inúmeras reuniões que acontecem a cada dia do evento até o próximo sábado, 20/03.

Experiência em realidade virtual

Para a sua edição totalmente online, o SXSW 2021 preparou uma experiência em realidade virtual para os participantes. Chamada SXSW Online XR, a iniciativa combina sessões de cinema virtual e exibições em VR de espaços tradicionais do festival em Austin, como o museu Contemporary Austin Jones Center.

A experiência pode ser acessada através de aplicativos que exigem hardware de VR, e também conta com ações de empresas além de sua programação. Na sexta-feira, por exemplo, a HBO Max lançará sua própria experiência dentro da plataforma. Chamada Orbit, a ação incluirá uma prévia exclusiva do filme “Godzilla vs. Kong”.

Festival de cinema

Nos últimos anos, o SXSW Film cresceu em relevância dentro do circuito de festivais de cinema, atraindo estreias de diversos estúdios. Em 2019, por exemplo, um dos destaques da edição foi “Nós”, de Jordan Peele.

Neste ano, o festival de filmes também teve que se adaptar, uma vez que a pandemia afetou os lançamentos dos estúdios do mundo todo. Assim, a versão 2021 do SXSW Film conta com um número menor de produções, quase todas independentes e que passaram pela curadoria do festival desde de outubro do ano passado.

Na ausência dos lançamentos dos estúdios, o SXSW Film também apostou em documentários estrelados por músicos famosos, entre eles Tom Petty, Demi Lovato, Charli XCX e a banda Foo Fighters.

Festival de música

Assim como o festival de filmes continua, o festival de música também. Na programação do SXSW Music há anfitriões como as plataformas de gerenciamento de artistas British Music Embassy, ​​Austin’s Black Fret e a Sounds Australia, que fizeram a curadoria dos shows.

Dessa vez, no entanto, o SXSW Music terá poucos artistas se apresentando a cada dia. A maioria é formada por talentos em ascensão que lutaram para manter a carreira durante a pandemia.

Entre os brasileiros a se apresentaram estão as bandas Tuyo, Luisa e os Alquimistas, Jovem DionísioDingo Bells. Os quatro showcases acontecem na quinta-feira, 18/03.

Como todos os materiais estarão disponíveis por até 24 horas, fica mais fácil para os participantes terem acesso a um maior número de conteúdos nesta edição. Também é possível ter um olhar mais apurado sobre as palestras, analisando o que é realmente relevante sobre cada debate.

Todos os destaques do SXSW 2021, você confere na cobertura do B9!

Compartilhe:
icone de linkCopiar link