7badfbb5_a2d3_4ad6_8fda_ef7d31e81836-1287887
Imagem: Divulgação

“Suprema corte” do Facebook decide esta semana se Donald Trump deve ou não permanecer banido

Veredito sai nesta quarta, 5 de maio, e define se o ex-presidente dos EUA poderá ou não retornar à plataforma

por Pedro Strazza

Estamos próximos de uma resolução do caso da permanência ou banimento de Donald Trump do Facebook. O Comitê de Supervisão da companhia anunciou nesta segunda (3) que a data final para divulgação da decisão da suspensão do ex-presidente dos Estados Unidos da plataforma foi marcada para a próxima quarta-feira, 5 de maio, às 10 da manhã no horário de Brasília. A confirmação veio pelas contas oficiais do grupo.

Trump está há quase quatro meses bloqueado do Facebook, depois que suas ações perante a invasão do Capitólio norte-americano levaram a rede social a suspender seu acesso por tempo indeterminado. A ação aconteceu na esteira de outras intransigências do executivo e foi acompanhada por mais empresas do meio, incluindo o Twitter que já oficializou o bloqueio definitivo do ex-presidente.

Enquanto Trump já planeja lançar uma rede social própria, vale acrescentar que o Comitê de Supervisão do Facebook vem prolongando um veredito sobre o caso – talvez para permitir que a questão esfrie, talvez por saber que qualquer julgamento vá disparar um efeito cascata de reações no mundo. O grupo independente formado por especialistas e capaz de anular decisões tomadas pela empresa de Mark Zuckerberg chegou a emitir um pacote de avaliações em janeiro, 21 dias depois da suspensão da conta, mas na época preferiu deixar para depois o caso do ex-presidente.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link