Social Media é planejamento, criação ou o quê? • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Social Media é planejamento, criação ou o quê?

por Daniel Sollero

Social

É até estranho pensar isso a essa altura do campeonato mas é uma pergunta que tem sido bastante feita em agências. O que é Social Media?

Onde essa área deve ficar? Em mídia? Em Planejamento? Em criação? Em Atendimento? Pois é.

Social Media apareceu no mundo publicitário e fez com que a estrutura das agências tivesse que ser repensada. Estruturas montadas antes da internet e que simplesmente acrescentaram uma área “digital” para não ter que mexer no resto hoje tem que pensar melhor no que isso siginifica. Se hoje a linha entre on e off line está cada vez mais tênue (muitos acreditam que ela nem exista mais), onde colocar Social Media?

Já vi de tudo em relação a Social media. O planejamento e a criação em social media estão intimamente ligados. Na verdade, é o que para mim fica mais claro no termo Planejamento criativo. E se juntar a parte de planejamento de mídia em que se define quais os pontos de contato que determinada campanha terá. Como fica?

Isso, para mim, já é indício suficiente para colocar uma área dedicada a isso. Mas o medo das agências é que com isso, mantenha-se (ou aumente) a barreira informal entre on e off line. Que a tal convergência não aconteça na agência.

Mas uma coisa não me sai da cabeça. A convergência vai surgir a partir do momento que todas as áreas da agência envolvam-se no planejamento, criação e mídia de uma ação. Já sabemos que planejar e depois acoplar a parte de redes sociais pode gerar ações estranhas.

Claro, várias ações boas foram feitas assim. Mas não acham que está na hora de testar de outra maneira? O grande problema é que na rotina da agência, de todo mundo ocupado todo tempo, conciliar as agendas acaba se tornando um martírio. E aí todos acabam perdendo. O hábito de colocar social media depois em uma ação também faz com que os responsáveis por Social Media na agência achem normal e acabem fazendo.

Então gostaria de fazer uma enquete. Onde você acha que Social Media deve ficar numa agência?

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro