Visa vai testar nas Olimpíadas do Rio um anel para pagamentos

Tradicionais cartões de plástico serão substituídos por anel de cerâmica

por Rafael Silva

Alguns dos atletas que chegarem no Brasil para competir nos próximos jogos Olímpicos no Rio de Janeiro terão um adorno diferente nos dedos. A Visa, patrocinadora oficial do evento, deu a 45 deles um anel especial com NFC que servirá como substituto ao tradicional cartão de plástico.

O anel por enquanto é um protótipo do que a Visa planeja lançar no futuro, e o seu nome também é um provisório auto-descritivo “Visa Payment Ring”. Para usá-lo, basta aproximar o anel à máquina na hora do pagamento que a transação é autorizada online – a máquina, claro, precisa ter um sensor NFC.

Como vai ser usado por atletas, o anel também é resistente a água, não tem bateria – ele pega energia direto da máquina na hora do pagamento – e é feito de uma cerâmica resistente. Em caso de perda, é possível desativar o código do anel como se fosse um cartão.

A meu ver o principal impecilho para o uso desse anel será mesmo nos estabelecimentos no Rio. Os lojistas poderão ficar um pouco desconfiados da tecnologia quando virem funcionando pela primeira vez – isso é, até o comprovante do pagamento for emitido pela máquina.

(Crédito da imagem no topo: Sarah Tew/CNET)

Compartilhe: