Yayoi Kusama irá inaugurar o próprio museu em Tóquio

A Princesa das Bolinhas terá o seu castelo

por Gessica Borges

Uma das mais importantes artistas japonesas em atuação, Yayoi Kusama anuncia que está pronta para inaugurar ainda este ano, aos 88 anos, o seu próprio museu em Tóquio, no Japão.

O edifício que abrigará o museu foi terminado em 2014, mas até então ninguém sabia qual seria sua utilidade. De arquitetura imponente e elegante, com cinco andares tomados por paredes envidraçadas, a construção de nome Kume Sekkei agora ganha corpo, tornando-se um novo monumento de arte contemporânea.

No site criado para o museu, foi divulgado que a primeira exposição terá o tema “Criação é Uma Busca Solitária, Amor é o Que Te Aproxima da Arte”, exibindo pinturas da série “My Eternal Soul”, com obras produzidas pela artista nos anos de 2015 e 2016.

O espaço a ser aberto em outubro terá uma loja de presentes no piso térreo, e os pisos 2 e 3 exibirão obras de arte de Kusama, entre pinturas, esculturas e outras exibições. O 4º andar abrirá para instalações interativas, uma marca já conhecida da artista que, nesta intervenção, por exemplo, distribuiu milhares de adesivos coloridos para crianças decorarem um ambiente doméstico totalmente branco. O último andar do prédio, então, será um oásis para pesquisadores, que poderão ter acesso ao arquivo da artista em uma sala de leitura.

O museu funcionará sob a direção de Tensei Tatebata, presidente da Tama Art University e diretor do Museu de Arte Moderna de Saitama, e também realizará duas exposições temporárias por ano. Os bilhetes custarão cerca de US$ 9 e estarão disponíveis para compra a partir de 28 de agosto através do site. Além das obras psicodélicas e inquietantes de Kusama, a curta lista de artistas a serem expostos na abertura conta também com nada menos que Salvador Dalí. Um bom para antecipar os planos para as olimpíadas de Tóquio. 

Compartilhe: