Clicky

V2G transforma o carro elétrico em uma grande bateria sobre rodas
nissan_lef_enelx_v2g

V2G transforma o carro elétrico em uma grande bateria sobre rodas

O powerbank mais potente que você poderia ter

por Luiz Yassuda

Imagine o seguinte cenário futurístico: você chegou ao seu trabalho a bordo de seu carro elétrico, deixou o veículo carregando enquanto trabalhava e voltou para casa, sendo que precisa de cerca de 20% da carga total da bateria para voltar ao trabalho, onde poderá carregá-lo novamente. O que fazer com o excedente?

No Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, há uma tecnologia sendo demonstrada que dá uma ideia interessante do que serão os carros elétricos. Trata-se do V2G, tecnologia desenvolvida pela Enel X. O veículo pode devolver energia para o grid, servindo tanto para alimentar a residência como para ser vendida para a distribuidora em países que já permitem este comércio de energia.

Tudo rapidamente configurável. Basta indicar quanto de consumo em kWh se quer utilizar da bateria que o sistema transfere do carro para a rede.

Tal tecnologia pode ser útil em muitos aspectos: desde ajudar as redes residenciais ou comerciais em horários de pico a eletrificar uma vida de nômade digital de verdade. Segundo Paulo Maisonnave, especialista em inovação da Enel X, “uma tecnologia como esta transforma o carro em uma bateria sobre rodas, e as possibilidades são incontáveis”.

Este gigantesco powerbank poderia de fato emprestar energia facilmente para muitos gadgets, por exemplo. Na demonstração aqui no Salão, o Nissan Leaf é a bateria que recarrega celulares no estande da montadora.

E você? Tem mais alguma ideia de como isto pode ajudar o mundo?

Compartilhe: