Maioria das séries indicadas na categoria de comédia do Emmy têm protagonistas mulheres

Essa é a primeira vez na história da premiação que tal hegemonia é vista na categoria

por Soraia Alves

Quase todas as séries indicadas à categoria de Melhor Comédia no Emmy 2019 têm uma coisa em comum: mulheres como protagonistas. Essa é a primeira vez na história da premiação que tal hegemonia é vista na categoria.

As séries indicadas foram “The Good Place”, “Boneca Russa”, “Fleabag”, “The Marvelous Mrs. Maisel”, “Barry”, “Veep” e “Schitt’s Creek”. Com a exceção de “Barry”.

É claro que o Emmy já premiou comédias com mulheres em destaque ao longo dos anos, de “I Love Lucy” (1953 e 1954) à própria “The Marvelous Mrs. Maisel” (2018), mas nunca havia acontecido de uma maioria de indicados terem protagonistas femininas.

Há quem associe o crescimento de histórias com mulheres como personagens principais aos desdobramentos do movimento #MeToo, que fez com que alguns executivos da TV olhassem para as atrizes também como protagonistas da comédia não estereotipadas.

Vale ressaltar ainda que essas personagens fogem dos muitos estereótipos de donas de casa, mães, a gostosa burra, entre outros, ainda que algumas das personagens estejam inseridas em contextos parentais.

Para Robert Rorke, colunista do The New York Post, a vitória de “The Marvelous Mrs. Maisel” no ano passado também sinalizou uma mudança importante na forma como as comédias têm sido comercializadas agora, majoritariamente através de plataformas de streaming.

Compartilhe: