Netflix enfim lança opção de reprodução randômica com Títulos Aleatórios

Ferramenta permite que usuário decida ainda por seleção aleatório de filmes e séries novas, adicionadas à lista, não terminadas ou que já tenham sido assistidas

por Pedro Strazza

Foram meses de testes, mas a Netflix enfim lançou nesta quarta (28) a ferramenta de seleção randômica de conteúdos que já vem prometendo introduzir há um tempinho. Batizada de “Títulos Aleatórios”, a nova opção de reprodução permite que o serviço decida pelo usuário o que será assistido, tomando como base seus hábitos de audiência na plataforma e orientações gerais dadas pelo próprio. Na prática, é o fim do momento agoniante de demorar horas para escolher o que assistir no serviço.

De acordo com o blog oficial da companhia, o Títulos Aleatórios virá com quatro alternativas de escolha para ajudar o algoritmo da Netflix a acertar em cheio o que o espectador busca para o momento. Depois de selecionado a ferramenta, caso o usuário não tenha interesse no conteúdo que foi sugerido ele pode selecionar uma opção à direita e decidir por quatro caminhos: um filme ou série não assistido, um que ele já esteja assistindo, um título do Minha Lista ou uma produção que tenha sido abandonada no meio do caminho.

Em termos de localização na plataforma, a ferramenta pode ser acessada de três jeitos diferentes. Ela estará abaixo do nome do perfil do usuário no menu inicial, na décima fileira de navegação do catálogo e na barra de navegação, abaixo da opção de início.

Confirmado no início do ano pelo COO Greg Peters e durante a reunião trimestral com acionistas, o Títulos Aleatórios vem sendo testado pela Netflix desde 2019 e ganhou força a partir de julho do ano passado, quando ganhou nome oficial e foi expandido posteriormente pro resto do globo em agosto. A ferramenta reforça a estratégia de Reed Hastings para garantir que os assinantes estejam consumindo o máximo possível do serviço (a famosa “guerra pelos olhos”) e acompanha medidas parecidas para fornecer conteúdos de maneira aleatória ao espectador.

Entre os vários testes e novidades introduzidas pela Netflix neste segmento, se destacam em particular a atualização do app para celulares que garantem o download automático de conteúdos que possam interessar ao usuário; e o experimento de formato de programação de TV dentro da plataforma na França, com uma grade de conteúdos reproduzida em formato de 24 horas e o qual não pode ser invertida pelo assinante.

Já o Títulos Aleatórios começa a ser disponibilizado a partir de hoje para todos os usuários ao redor do globo.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link