SXSW 2023: “A inteligência artificial é o projeto mais esperançoso e assustador da história humana”, afirma fundador da OpenAI • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SXSW 2023: “A inteligência artificial é o projeto mais esperançoso e assustador da história humana”, afirma fundador da OpenAI

Greg Brockman, co-fundador e presidente da OpenAI, acredita que o debate ético sobre o futuro do machine learning precisa de filósofos

por Carlos Merigo

Desde que foi anunciada, a participação de Greg Brockman, co-fundador e presidente da OpenAI era uma das mais aguardadas do SXSW 2023. Motivos óbvios. O ChatGPT virou uma obsessão global nos últimos meses e tem ditado as conversas sobre tecnologia, economia, sociedade e o futuro da inteligência artificial.

Brockman é um veterano de Sillicon Valley, mas tá bem longe parecer um vilão da Skynet (ou de um filme de James Bond, como seu colega Elon Musk). Na verdade, mesmo com a ascensão repentina ao estrelato, se mostrou um cara simples e família, citando a esposa diversas vezes, aliás. Porém, isso não significa que já não esteja bem treinado para responder perguntas espinhosas sobre sua companhia e suas criações baseadas em machine learning com potencial de impactar a aventura humana na Terra.

E olha que a jornalista Laurie Segall – com longa experiência em entrevistar líderes em tecnologia – fez um ótimo trabalho. Com as perguntas mais importantes sobre o tema, mesmo quando a conversa arriscava ficar no terreno anedótico – e sempre buscando “apertar” o entrevistado quando ele tentava escapar pela tangente. Uma tarefa inglória, já que mesmo assim Greg Brockman distraiu a todos com respostas evasivas.

O executivo começou falando sobre a missão da OpenAI, que é criar “IA avançada de forma segura e benéfica para a humanidade”. Ele explicou que a empresa foi fundada — deixando de ser uma ONG — porque havia uma necessidade urgente de abordar as preocupações em torno da IA, especialmente com relação à segurança. Brockman admitiu que, embora a IA tenha o potencial de mudar o mundo para melhor – ele citou a medicina como uma das grandes beneficiárias da tecnologia – também pode ser perigosa se não for desenvolvida com cuidado.

A conversa também abordou as preocupações éticas em torno do desenvolvimento da IA. Brockman reconheceu que a IA levanta muitas questões éticas complexas, incluindo o debate filosófico sobre a senciência das máquinas e a propriedade intelectual. Ele observou que, obviamente, essas questões ainda não foram completamente resolvidas e que será necessário trabalhar até com filósofos e outros especialistas para encontrar soluções.

Outro tópico abordado foi o papel do capital na IA. Brockman explicou que, embora investimentos sejam importantes para financiar o desenvolvimento da tecnologia, também pode ser problemático se os incentivos não estiverem alinhados com a missão de criar IA segura e benéfica que ele tanto acredita. 

Apesar de evolução rápida das ferramentas de inteligência artificial e sua adoção mais ampla e acessível a cada dia, ainda temos muito mais perguntas do que respostas. Isso explica a necessidade de filósofos, citada por Greg Brockman. Afinal, como ele mesmo destacou, a IA é talvez o projeto mais importante, esperançoso e assustador da história humana.


➜ Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, do SXSW 2024 no canal b9.com.br/sxsw e no nosso Instagram.
LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro