Novo gráfico transforma o aquecimento global em bolhas nada felizes

Criado por pesquisador finlandês, vídeo mostra como o aumento da temperatura média do globo só se intensificou dos anos 80 pros dias de hoje

por Pedro Strazza

Pode parecer incrível, mas em pleno 2018 ainda existem pessoas que insistem em acreditar que o aquecimento global não está acontecendo. Embora mais e mais dados continuem a aparecer para confirmar o óbvio, ainda é difícil explicar e categorizar com clareza para alguns os riscos do atual processo de aumento da temperatura média do globo, algo que sugere que metodologias mais acessíveis por enquanto são muito bem vindas.

É por conta disso que Antti Lipponen, um pesquisador do Instituto Meteorológico da Finlândia, liberou recentemente em sua conta no Twitter dois gráficos que permitem que o público enxergue a progressão do aquecimento global à partir do crescimento das temperaturas de cada país ao longo do último século. Explorando os mesmos dados – que vão de hoje até o ano de 1880 – e montados em formato vídeo, as duas representações usam de um sistema de cores para deixar claro estes aumentos alarmantes.

Mas ainda que o primeiro gráfico que Lipponen tenha lançado seja o de cima (publicado no começo do mês), o mais interessante sem dúvida é o de baixo, que ele liberou neste último fim de semana. Dotando cada país de uma bolinha (ou seria bolinha?) para chamar de sua, a representação visual concebida pelo pesquisador finlandês mostra com criatividade o quão alarmante vem sendo este aumento de temperatura, algo que só fica mais evidente à partir dos anos 80 quando as altas de calor médio ficam cada vez mais frequentes no vídeo.

Ao Earther, o cientista afirma que as duas publicações apenas ressaltam o óbvio: “Não importa a maneira como você enxerga estes dados, eles são assustadores, especialmente dos anos 80 para cá. Infelizmente, entretanto, estas bolhas não vão explodir quando crescerem demais” ele diz.

Compartilhe: