Jeff Bezos afirma que Amazon está montando suas próprias leis sobre reconhecimento facial

Ideia é que a Amazon escreva seu próprio rascunho de como deve ser a legislação federal e, em seguida, convide os legisladores a adotarem a mesma

por Soraia Alves

O CEO da Amazon, Jeff Bezos, afirmou que sua empresa está desenvolvendo um conjunto de leis própria para regulamentar a tecnologia de reconhecimento facial.

Desde fevereiro, a empresa vem enfrentando acusações sobre sua cada vez maior sobre controversa tecnologia de reconhecimento facial com o software Rekognition, que aos clientes corresponderem fotos e vídeos dos rostos das pessoas com bancos de dados de outras fotos de rosto, como as de criminosos, em tempo real. A polêmica gira especialmente em torno de como essa tecnologia será usada e para quem a empresa pretende vendê-la.

Com o cerco, a Amazon publicou diretrizes que espera que os legisladores considerem promulgar. Agora, a empresa dá outro passo: “Nossa equipe de políticas públicas está realmente trabalhando nos regulamentos de reconhecimento facial. Faz muito sentido regular isso”, disse o CEO.

A ideia é que a Amazon escreva seu próprio rascunho de como deve ser a legislação federal e, em seguida, convide os legisladores a adotarem a mesma: “É um exemplo perfeito de algo que tem usos realmente positivos, para que você não queira travar”, acrescentou Bezos. “Mas, ao mesmo tempo, também há potencial para abusos desse tipo de tecnologia, então você deseja regulamentos. É um tipo clássico de tecnologia de uso duplo”.

Jeff Bezos não forneceu detalhes sobre o que está na legislação proposta.

Compartilhe: