Microsoft anuncia Xbox Series X como seu novo console e confirma lançamento para fim de 2020

Além do visual de paralelepípedo, sucessor do Xbox One promete capacidade de processamento de gráficos de até 8K e 120 quadros por segundo

por Pedro Strazza

A Microsoft anunciou ontem a noite (12) e durante a cerimônia de premiação do Game Awards o Xbox Series X, o seu novo console que servirá como sua principal aposta para a próxima geração de video games do mercado. Com previsão de lançamento para o fim de 2020, o nome foi confirmado no vídeo acima, que também revela o design de paralelepípedo da nova máquina da companhia – confira acima.

Com o formato inusitado da “caixa” sendo desenhado para atender uma alocação física tanto vertical quanto horizontal, o console foi prometido pelo atual chefe da Xbox Phil Spencer como capaz de “entregar quatro vezes mais o processamento do Xbox One X da forma mais silenciosa e eficiente possível”. De acordo com a empresa, o aparelho conta com uma arquitetura interna baseada no Zen 2 e RDNA da AMD e pode suportar uma qualidade de imagem de até 8K e 120 frames por segundo.

Embora faltem maiores detalhes sobre os específicos da máquina, a Microsoft deu uma prévia do poder Xbox Series X com um trailer de engine de “Hellblade II”, jogo produzido pela Ninja Theory que foi anunciado no Game Awards 2019.

Ao GameSpot, Spencer diz que todo o material capturado no trailer acima faz parte da jogabilidade de “Hellblade II” e garante que a velocidade de processamento dos gráficos do Series X será até oito vezes maior que a primeira iteração do Xbox One, o que em teoria significa até 12 teraflops de capacidade neste campo. A expansão vale o mesmo para o tamanho do bicho, dado que o novo console aparentemente é até 3 vezes mais alto que seu antecessor.

O anúncio oficial do Xbox Series X acontece praticamente dois meses depois da Sony divulgar os primeiros detalhes do PlayStation 5, que promete suceder o PS4 com customização completa da memória do aparelho e controles de mecânicas hápticas. O rival, entretanto, ainda não revelou ao mundo o design de sua máquina, bem como mantém em segredo os seus específicos.

Compartilhe: