SXSW 2020 trends: os 10 assuntos que vão dominar o festival neste ano

Novas lideranças através do ativismo, a exploração do potencial da inteligência artificial na indústria cinematográfica, o impacto da tecnologia blockchain na medicina personalizada, entre outros temas que serão destaque no festival

por Soraia Alves

Apesar dos diversos cancelamentos de grandes empresas que estão preferindo evitar a aglomeração do festival por conta da atual epidemia de coronavírus, o SXSW 2020 vai acontecer. E, como já é tradicional do evento, há sempre uma lista de assuntos que prometem dominar os painéis e debates em cada edição.

Neste ano, a proposta do festival é promover um diálogo profundo sobre oportunidades que eram inimagináveis anteriormente, como a exploração do potencial da inteligência artificial na indústria cinematográfica, o impacto da tecnologia blockchain na medicina personalizada ou como o empoderamento individual promove movimentos para toda a comunidade e cria mudanças sociais duradouras.

Destacamos, então, os 10 assuntos que vão dominar a programação do SXSW 2020:

Novas tecnologias redefinindo a indústria do entretenimento

A tecnologia gerou uma concorrência acirrada sobre o envolvimento e a receita dos fãs ns indústria do entretenimento, com cada avanço e suas aplicações criativas mudando todo o campo de atuação. Apresentações de música ao vivo estão experimentando XR e hologramas, o mercado de serviços de streaming e a chegada do 5G com sua promessa de uma revolução na experiência de mídia móvel.

A batalha pelas eleições nos EUA em 2020 e suas consequências

As próximas eleições prometem ser calorosas nos Estados Unidos, com consequências de longo alcance em todas as questões, desde a crise climática e a geopolítica global aos direitos civis e normas sociais aceitas. Por isso, alguns debates do SXSW 2020 abordam quais ferramentas e estratégias as organizações de base estão empregando para envolver os eleitores e realizar mudanças positivas em face de campanhas de desinformação bem financiadas, supressão sistemática de eleitores e uma infinidade de ameaças à integridade das eleições. E, claro, quais serão os resultados disso.

A política têm acompanhado as ameaças digitais?

Os problemas com hackers e segurança de dados digitais não desaparecem, uma vez que governos, mídia e plataformas permanecem lentos no trato das tecnologias existentes, sem falar em questões emergentes como fake news e deepfakes. A inovação do setor privado está se intensificando para atender à demanda por segurança de dados, mas será suficiente para lidar com a influência da propaganda personalizada e do cibercrime patrocinado pelo próprio Estado?

Espaço: a fronteira final do empreendedorismo

A comercialização de viagens espaciais está abrindo novas oportunidades e mercados para startups e players estabelecidos – juntamente com uma série de questões técnicas e éticas. Com o acesso a órbitas baixas da Terra se tornando uma realidade, a perspectiva de viagens espaciais recreativas se aproxima – mas novos visionários estão calculando suas trajetórias para a superfície de Marte.

Uma nova geração de liderança

Na ausência de uma política coerente sobre questões críticas em diversos lugares do mundo, os ativistas estão levantando as bandeiras dos direitos das mulheres, controle de armas, mudança climática e muito mais – enquanto isso, as empresas estão percebendo que o lucro e a produtividade melhoram quando se posicionam.

A medicina está despertando para o poder da personalização

As tecnologias e os profissionais da saúde estão finalmente começando a cumprir a promessa de remédios e tratamentos personalizados. Os pacientes poderão fornecer informações de saúde cada vez mais específicas por meio de seu dispositivo móvel, com a expectativa de um impacto significativo na qualidade de vida.

A mudança dos modelos tradicionais de interação direta com o consumidor

Como empresas que vão de marcas tradicionais de varejo a gigantes do entretenimento estão correndo para construir seus próprios ecossistemas independentes para interagir com os consumidores. Os dados do cliente criados por esse relacionamento direto podem informar com precisão as decisões de gastos e envolver os consumidores, personalizando as comunicações em grande escala – dados que eram imensamente caros de serem obtidos por meios tradicionais, mas agora são facilmente coletados por plataformas.

A corrida nos negócios de Cannabis

Com grandes empresas preparando e executando estratégias de entrada no mercado de Cannabis, os pioneiros da indústria que trabalham sob condições onerosas há anos podem sair perdendo. Com a descriminalização e o reconhecimento da aceitabilidade da maconha, que justiça haverá para aqueles, inclusive, passaram pela vida prisão por conta da erva?

Tecnologia e design contribuindo para diminuir a solidão

Numa época em que o mundo está mais conectado do que nunca, a falta de contato deixa as pessoas cada vez mais sozinhas – com consequências sociais e de saúde que excedem as expectativas. Mas os espaços online colaborativos e criativos prometem interações sociais significativas e gratificantes, inclusive com jogos como “Minecraft”, “Roblox” e “Fortnite” sendo usados para conectar-se e interagir com outras pessoas além das mídias sociais convencionais. As melhores experiências virtuais podem ajudar a conter a solidão?

O mercado de criação de conteúdo

A proliferação de novas plataformas de entretenimento está alimentando uma demanda sem precedentes por conteúdo original. Com os serviços de streaming pagando cada vez mais altos por conteúdo que atrairá assinantes, a corrida para obter entretenimento de alta qualidade está criando uma grande demanda por equipes de produção qualificada. Paralelamente à cena cada vez mais profissional do podcast, a ascensão do TikTok e o ressurgimento do Snapchat oferecem um livre acesso para os criadores de conteúdo com uma imensa exposição a uma audiência global, transformando usuários casuais em microinfluenciadores.

O SXSW acontece entre os dias 13 e 22 de março.

Compartilhe: