Mesmo com festival cancelado por pandemia, SXSW 2020 anuncia vencedores da seção de cinema

Júris definiram vencedores pelo meio online, a partir de links para ver os filmes e depois enviar seus votos

por Matheus Fiore

O SXSW Film Festival, parte do evento destinada aos prêmios audiovisuais do South by Southwest, divulgou nesta terça-feira (24) os filmes vencedores da edição de 2020. O SXSW de 2020, vale lembrar, foi cancelado, a mando da cidade de Austin, por causa da pandemia do coronavírus.

Logo após o cancelamento, a diretora de filmes do SXSW, a produtora Janet Pierson revelou que o festival tinha planos alternativos para as premiações. A saída foi enviar links dos filmes para todos os jurados poderem assistir às obras e eleger seus vencedores. Assim, o votantes tiveram uma janela de tempo para assistir às obras e selecionar seus vencedores.

Mesmo que ainda não tenhamos sequer uma premiação presencial, o júri revelou seus vencedores para os prêmios de ficção e documentário. Dos 135 filmes selecionados, 75 foram estreias de seus autores. O SXSW Film Festival ainda contou com 119 curtas-metragem, 14 pilotos de séries, 27 projetos de cinema virtual e 30 designs de título.

Com a impossibilidade de criar aglomerações de grande porte, vários eventos têm encontrado alternativas para suas edições de 2020. Enquanto eventos como os Jogos Olímpicos de Tóquio precisaram ser adiados, a GPU Technology Conference, que aconteceria no Vale do Silício, precisou adaptar-se para uma conferência online, por meio de transmissões ao vivo, em virtude da crise. No caso do SXSW, boa parte do festival de 2020 acabou se perdendo, mas pelo menos a organização encontrou um jeito de mantê-lo ativo, mesmo que em caráter reduzido.

Você pode conferir a lista completa de vencedores da seção de cinema do SXSW 2020 aqui.

Compartilhe: