SANTOS X CORINTHIANS

Depois de 20 anos, Ambev abandona patrocínio do futebol na Globo

Parceria não será renovada na próxima temporada porque companhia quer repensar forma de comunicação com o consumidor

por Matheus Fiore

Em meio a tantas mudanças no futebol brasileiro, que dão desde a disputa dos clubes por independência de transmissão até a distribuição dos direitos das principais competições – como a Copa Libertadores, que após um longo tempo na Globo, foi para o SBT –, uma principais patrocinadoras da Globo decidiu abandonar o futebol: a Ambev.

Segundo o Uol, a empresa vai deixar de patrocinar o futebol em 2021, dando fim a uma parceria de vinte anos. A empresa confirmou que está buscando novas formas de se comunicar com seus consumidores. O Uol apurou que os efeitos econômicos da pandemia fizeram a Ambev repensar seus planos de comunicação.

A Ambev não é a única patrocinadora a abandonar o barco. A Hypera e a Pharma também avaliam a possibilidade de abandonar o futebol na Globo. A Hypera, vale lembrar, é dona da Neo Química, marca que recentemente comprou os naming rights do estádio do Corinthians, que passa a se chamar Neo Química Arena.

Outras empresas grandes, porém, permanecem com a parceria. Após cogitar abandonar o futebol, as Casas Bahia decidiram ficar, além de Itaú, Vivo e General Motors terem renovado seus vínculos em outubro. A crise trazida pela pandemia e as mudanças nos direitos de transmissão têm agitado bastante o mercado publicitário no futebol. A perda da Libertadores, a principal competição do continente, enfraqueceu bastante o futebol da Globo e, inevitavelmente, tem feito com que os patrocinadores revejam suas prioridades.

Compartilhe: