Tree Canopy Lab

Nova ferramenta do Google mostra lugares da cidade que precisam de mais árvores

Tree Canopy Lab combina Inteligente Artificial e imagens aéreas para ajudar as cidades a identificar qual sua cobertura total de árvores

por Soraia Alves

O Google anunciou hoje o lançamento da Tree Canopy Lab, uma ferramenta que combina Inteligente Artificial e imagens aéreas para ajudar as cidades a identificar qual sua cobertura total de árvores. O Google afirma que a Tree Canopy Lab, que faz parte da plataforma Environmental Insights Explorer da empresa, pode tornar mais fácil para as cidades criar planejamentos para o plantio de mais árvores, além de medidas para reduzir as emissões de carbono e a poluição.

As árvores são uma solução para reduzir as temperaturas no nível das ruas e melhorar a qualidade de vida, mas muitas cidades não têm orçamento e recursos para localizar os pontos de maior necessidade. De acordo com um estudo divulgado pelo Los Angeles Times, as ilhas de calor afetam desproporcionalmente as comunidades minoritárias. Com isso, comunidades negras, latinas e asiáticas têm 52%, 32% e 21% mais probabilidade do que brancos de viver em regiões cuja temperatura pode ficar de 5 a 10 graus mais alta durante as ondas de calor, respectivamente.

A Tree Canopy Lab analisa imagens de satélite coletadas de aviões durante as temporadas de primavera, verão e outono. Posteriormente, a ferramenta combina essa análise com os informações do Google AI e do Google Earth Engine, que identifica todas as árvores em uma cidade e mede sua densidade. A ferramenta, então, coloca as informações coletadas em um mapa interativo junto com dados adicionais sobre quais bairros são mais densamente povoados ou mais vulneráveis ​​a altas temperaturas. A esperança é que o plantio de novas árvores nessas áreas ajude as cidades a se adaptarem a um mundo cada vez mais quente.

A primeira cidade a receber a análise da ferramenta é Los Angeles. A cidade tem trabalhado para tornar alguns de seus bairros mais populosos um pouco mais verdes. Até 2021, a cidade já estabeleceu uma meta de plantar 90 mil árvores. Além disso, até 2028 Los Angeles deseja aumentar a cobertura das árvores em 50% em bairros de “baixa renda e severamente afetados pelo calor”.

Compartilhe: