time-personalidade-2020-joe-biden-kamala-harris-capa

Revista Time divide título de personalidade do ano entre Joe Biden e Kamala Harris

Escolha de Biden não é exatamente uma surpresa, já que selecionar um presidente eleito para Personalidade do Ano é uma tradição de quase 90 anos na revista

por Soraia Alves

Joe Biden e Kamala Harris foram eleitos pela revista Time os destaques de 2020 na categoria Personalidade do Ano, que tradicionalmente elege a pessoa que mais se destacou ao longo do ano. Em 2019, o título ficou com Greta Thunberg por conta de seu ativismo global sobre o agravamento das questões climáticas.

“Se Donald Trump foi uma força de ruptura e divisão nos últimos quatro anos, Biden e Harris mostram para onde a nação está indo: uma mistura de etnias, experiências vividas e visões de mundo que devem encontrar um caminho juntos para que o experimento americano sobreviva”, disse o editor-chefe da revista, Edward Felsenthal.

Essa é a primeira vez que um presidente eleito e sua vice aparecem juntos na capa da revista como Personalidade do Ano. Na verdade, antes de Kamala Harris nenhum vice-presidente recebeu esse destaque.

Biden e Harris concorreram com Donald Trump, o infectologista Anthony Fauci (que na lista aparecia junto aos profissionais da saúde no combate de Covid-19) e com o movimento Black Lives Matter. A escolha de Biden não é exatamente uma surpresa em se tratando da Time, já que selecionar um presidente eleito para Personalidade do Ano é uma tradição de quase nove décadas na revista. O primeiro presidente eleito a estampar a capa da revista na então categoria Homem do Ano foi Franklin Delano Roosevelt, em 1932, por seu plano do New Deal para a recuperação econômica dos Estados Unidos da Grande Depressão.

A Time ainda elege outras personalidades em categorias diferentes. Com isso, Eric Yuan, CEO do Zoom, ficou com o título de empresário do ano. Na categoria de Guardiões do Ano, a revista nomeou as ativistas negras Assa Traoré, Porche Bennett-Bay e “os organizadores da justiça racial”. LeBron James foi nomeado Atleta do Ano, enquanto o fenômeno do K-pop, BTS, venceu a categoria Artista do Ano.

Compartilhe: