trellorebrand

Com novo visual, Trello ganha mais ferramentas de organização

Atualização permite que planejamento do trabalho seja feito em quatro formatos na plataforma, incluindo com planilhas ou calendários

por Pedro Strazza

O Trello nesta terça (16) inaugurou um novo logo e visual para seu programa de gerenciamento online, que vem salvando a vida de muita empresa nesta pandemia. Além do estilo mais simplificado na identidade visual, a plataforma agora pode ser visualizada em quatro formatos diferentes: linha do tempo, calendário, tabela ou o painel tradicional.

Os famosos cartões do sistema também ganharam novas aplicações, inclusive podendo agora disponibilizar prévias de links anexados de sites como o YouTube, o Instagram, o Google Drive e o Dropbox, além de outros quadros criados no Trello. A ferramenta também vai ganhar em breve uma função de “clonagem” que permite que trabalhos realizados por múltiplas equipes sejam conectados a partir de tarefas em comum – ou seja, quando uma questão do projeto é resolvido e o cartão é modificado, todos os painéis com aquela tarefa mudarão de acordo com o interesse do usuário encarregado.

Por fim, o Trello também ganhou uma nova barra lateral, que se adequa a cada modalidade de visualização da plataforma e é organizada por espaços de trabalho.

O grande destaque fica mesmo para os quatro formatos, porém. O de linha do tempo, por exemplo, permite que o usuário coordene visualmente as agendas da equipe para a semana, de maneira a impedir que os trabalhos se acumulem ou vácuos sejam criados acidentalmente.

Já o estilo de tabela é ideal para projetos grandes e que envolvam múltiplas etapas e equipes, de acordo com o anúncio oficial, disponibilizando dados como uma grande planilha e permitindo uma variedade de filtros e ordens.

O painel, por sua vez, é destinado a quem pensa a coordenação pelos resultados. O formato apresenta conclusões a partir da performance das equipes em pontos como cumprimento de prazos e quantidade de tarefas destinadas, além de disponibilizar os cartões por listas para facilitar a divisão de trabalhos. Gráficos são uma constante aqui.

Quarto e último modelo de visualização, o calendário é descrito como ideal para quem privilegia planejamento a longo prazo. O Trello escreve que o formato permite ao usuário visualizar datas de início e fim de projetos e gerenciar listas de tarefas de maior duração.

A atualização começa a acontecer a partir desta semana para todas as contas, grátis ou pagas.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link