Retrospectiva 9 anos: 1%, polêmicas e previsões • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Retrospectiva 9 anos: 1%, polêmicas e previsões

por Luiz Yassuda

Não faço parte exatamente de todos os 9 anos do BRAINSTORM9, mas claro, vivi de perto alguns bons anos dele mesmo antes de começar a escrever aqui.

Para resumir uma história longa, que adorarei contar aos mais interessados em nossa grande festa na próxima quinta-feira, eu iria conhecer o Merigo na oportunidade de sua palestra (que eu ajudava a divulgar), a acontecer em maio de 2006 na ECA-USP, cancelada emergencialmente devido aos ataques do PCC.

Quase um ano depois, ele mesmo me confidenciaria que seria sua primeira palestra na vida. Mostrou-me, inclusive, os slides que preparara. Para mim, no caso, o material bolado para a divulgação do evento foi de grande serventia como portifólio para começar a trabalhar na mesma Espalhe por onde ele já havia passado. E foi por trabalhar ali, junto com tantos queridos amigos em comum, que acabamos nos conhecendo.

De admirador do trabalho em seu já “famosinho” blog, passei a ser companheiro de boteco, estagiário direto na Fischer, desafinador dos vocais em noites de Guitar Hero, agitador de projetos web que não foram para frente, estagiário demissionário. E em 2009, fiquei honrado pelo convite de ser parte da equipe que passaria a ajudá-lo com este blog e desde então, cá estamos.

Confesso ter escrito muito menos do que gostaria. Talvez mais do que deveria. Dos mais de 5000 posts do B9, contribuí com 64, pouco mais de 1%, portanto.

Quero lembrar com carinho de alguns momentos:

A mídia social da pequena e média empresa: Um post que, acredito, ainda terá muita validade por alguns anos. Ficamos numa neura enorme de vender projetos em Mídia Social para grandes e engessadas corporações e esquecemos do grande potencial de pequenas e médias empresas, praticamente ignoradas pelo mercado publicitário.

Por que não acreditar em qualquer número que se vende por aí: Como diria o próprio Merigo, eu e essa minha mania de criar polêmica. Mas se você der uma olhada, pôxa, eu tinha alguma razão, vai?

Outro momento delicioso foi minha participação no Braincast sobre o iPhone 4. Polêmicas e fanboyzices à parte, comentei sobre um possível mercado cinza de Smartphones. A cada dia que passa, fico mais fascinado com esse monte de empresas chinesas que nos enchem de spam e bens de consumo.

E os dois que mais me arrependo de ter escrito:

Paixão Nacional: Praticamente um humorista incompreendido, como estes famosos por aí. Alguns leitores do B9 acharam que eu estava sendo machista por publicar um post exaltando uma ferramenta. E eu achando que linkar o 4chan ao falar de criatividade dos internautas canarinhos fosse suficiente para demonstrar alguma ironia… Lição aprendida, desculpas pedidas a qualquer pessoa que possa ter ofendido e bola para frente.

O Lançamento da Cerveja Proibida

: Arrependo-me porque o post e minha caixa de e-mails tornaram-se campos de uma grande batalha envolvendo autoria do projeto, suposições sobre a imparcialidade do B9, teorias da conspiração, etc.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro