beatsaber-b9

Facebook compra empresa responsável por “Beat Saber”, jogo em VR que vendeu 1 milhão de unidades

Beat Games é responsável pelo maior sucesso do ainda nebuloso mercado de games em VR e é novo investimento de Mark Zuckerberg na área

por Matheus Fiore

O Facebook acaba de comprar a Beat Games, empresa responsável por um dos maiores sucessos quando se fala em jogos em VR, o “Beat Saber”. A companhia continuará funcionando de forma autônoma, mas agora está sob os cuidados da Oculus Studios.

Após um longo estouro quando os primeiros jogos e experiências em VR foram lançados, a tecnologia acabou não atingindo o sucesso esperado. O “Beat Saber”, porém, se tornou um dos raros exemplares bem-sucedidos do nicho. O jogo se tornou o primeiro em VR a vender mais de 1 milhão de unidades, e pode ser descrito como uma espécie de “Fruit Ninja” musical, por aliar movimentos rápidos e reativos com uma trilha sonora que guia toda a narrativa visual da experiência.

Não foram informados valores relacionados à compra. É esperado que, com a aquisição, o Facebook não só esteja por trás de potenciais novos sucessos comerciais da Beat Games, como também possa absorver o máximo de informação possível sobre as escolhas que fizeram do trabalho da empresa o mais bem sucedido em um mercado ainda incerto.

Vale lembrar, a Beat Games não é a primeira empresa tecnológica comprada pelo grupo de Mark Zuckerberg. Em 2014, o Facebook adquiriu a Oculus VR por U$ 2,3 bilhões. Posteriormente, a própria Oculos VR, sob os cuidados do Facebook, comprou uma startup britânica focada em reconstrução em 3D e realidade aumentada e virtual, a Surreal Vision.

A compra da Beat Games, portanto, sugere que as empresas possam ser, futuramente, fundidas, a fim de o Facebook ter um grande polo de produção de tecnologia em realidade virtual e aumentada.

Compartilhe: