Para apoiar visibilidade trans, Google lança campanha “#ConviverTransforma – Respeita Meu Nome”

Com apoio da Consultoria Transcendemos, empresa também preparou respostas às dúvidas comuns sobre a questão trans ao pesquisar por "Transcendemos explica"

por Soraia Alves

O “Dia Nacional da Visibilidade Trans” é celebrado no dia 29/01, e como forma de mostrar o seu apoio à causa, o Google lançou a campanha “#ConviverTransforma – Respeita Meu Nome”, que convidou o coletivoTRANSarau para chamar atenção a um elemento extremamente importante para pessoas trans e travestis: o respeito aos seus nomes. 

A campanha celebra de maneira poética a conquista de um nome com o qual se identifica, e como todo o esforço para defender esse nome é digno de respeito. Para estrelar o filme, o Google convidou pessoas reais, que contarão suas histórias em outras plataformas da empresa para dar mais contexto sobre situações e questões ligadas ao tema.


Para criar a campanha, foram convidadas oito pessoas trans para dois dias de imersão para entender quais eram suas maiores urgências e como endereçar assuntos essenciais. O respeito ao nome de uma pessoa trans foi uma questão latente e, por isso, o Google decidiu trazer isto como tema na campanha deste ano.

Outra novidade é que a partir de agora, ao pesquisar no Google “passo a passo retificação de nome e gênero”, será apresentado um conteúdo criado pela ONG Casa 1 que mostra o passo a passo para o processo na página de resultados. A Consultoria Transcendemos também preparou respostas às dúvidas comuns sobre a questão trans, como “o que é uma pessoa trans?” ou “o que é cis/cisgênero?”. Basta pesquisar por “Transcendemos explica”.

Este é o segundo ano em que o Google participa da conversa sobre visibilidade trans. Em 2019, um Doodle homenageando a Brenda Lee foi o ponto de partida para entender mais sobre a realidade das pessoas trans e criar diversos conteúdos que ajudaram a informar, sensibilizar e contextualizar sobre essa comunidade.

Compartilhe:
  • tags: