Aprovação da Coronavac faz buscas online por vacina dispararem no Brasil, segundo Google
Imagem: Nurse Monica Calazans, 54, receives the Sinovac’s coronavirus disease (COVID-19) vaccine from nurse Jessica Pires de Camargo, 30, after Brazil health regulator Anvisa approved its emergency use at Hospital das Clinicas in Sao Paulo, Brazil January 17, 2021. REUTERS/Amanda Perobelli

Aprovação da Coronavac faz buscas online por vacina dispararem no Brasil, segundo Google

Região Sudeste e Amazonas são os estados que mais pesquisaram sobre o tema da vacinação na última semana

por Pedro Strazza

A aprovação emergencial das vacinas de Oxford e da Coronavac na tarde do último domingo (17) fizeram disparar as buscas por vacina no Google. É o que informa o Google Trends, que desde a última sexta (15) mantém uma central de insights dedicada ao tema da vacina no país.

A alta de buscas no site é a mais alta relatada no território brasileiro desde a explosão da pandemia em março. A procura foi acompanhada de um aumento drástico de pesquisas relacionadas a temas como “quando a fiocruz deve começar a produzir a vacina”, “o que significa eficacia global de uma vacina” e “rn mais vacina”. A região Sudeste é quem lidera na alta de pesquisas.

Também se detecta alta em buscas como “vacinometro” (que registrou crescimento de 3500% nas pesquisas) e o “vacinaja” (que registrou mais de 5000% de aumento), referente ao plano de vacinação oficial do governo de São Paulo.

Além disso, também foi registrado um aumento repentino nas pesquisas relacionadas à falta de oxigênio em Manaus, capitaneadas por “o que esta acontecendo em manaus”. O estado do Amazonas também vem mantendo uma maior busca pelo tema da vacina no Google.

De acordo com o Google Trends, desde 2004 que não se pesquisa tanto pelo termo “vacina” no planeta.

Para conferir a central de insights da vacina, vale acessar o site oficial do Google Trends.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link