IESB54WLJJCCTPSIRU746Q7TIU Imagem: Imagem: Ryan Brennecke/The Bulletin via AP

Dançando no túmulo: Netflix vai lançar documentário sobre última Blockbuster do mundo

Loja do Oregon hoje se tornou Airbnb e ainda pode ser visitada por fãs saudosos

por Matheus Fiore

A Netflix lançará em março um documentário sobre a última unidade da saudosa Blockbuster, uma das mais tradicionais locadoras dos anos 90 e começo dos anos 2000. Intitulado “The Last Blockbuster”, o filme chegará ao streaming no dia 15 de março, e nos levará para conhecer como foram os dias finais da última locadora da marca.

O filme é construído a partir de depoimentos de funcionários, clientes e empresários do meio. A loja, localizada em Bend, Oregon, fechou nos últimos anos, enquanto o mercado da locação de mídia física já respirava por aparelhos diante da ascensão de streamings como a própria Netflix, ou o Amazon Prime Video e agora os recém-lançados Disney+, Apple TV+ e Paramount+.

Não deixa de ser um pouco irônico dado o fato de que, no passado, a Blockbuster teve a oportunidade de adquirir a Netflix pelo valor de US$ 50 milhões no ano de 2000. Na época, a Blockbuster achou que a concorrente – que no começo do século também trabalhava com mídia física – não tinha futuro. O cenário mudou bastante, e enquanto a Blockbuster está falida, a Netflix hoje é avaliada em US$ 232 bilhões.

A última unidade da Blockbuster foi tratada com muito carinho por todos que cresceram nos anos 90 e no começo dos anos 2000. O rapper Drake, por exemplo, comemorou seu aniversário de 32 anos comemorando o período de sua juventude e tendo até mesmo uma tela da Blockbuster na festa. Hoje, a última Blockbuster se transformou em um Airbnb, permitindo que os fãs visitem o lugar e matem a saudade.

Em 2018, a loja chegou a receber uma cerveja em sua homenagem, também batizada de The Last Blockbuter. Feita pela BlA black ale com gostinho de alcaçuz vermelho foi vendida por tempo limitado em setembro do mesmo ano. A última “aparição pública” da Blockbuster foi justamente para anunciar a ação com o Airbnb, quando a marca reativou suas redes sociais seis anos após ficar inativa para divulgar a experiência de passar uma noite na última Blockbuster do planeta.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link