wwdc21
Imagem: Divulgação/Apple

WWDC 2021: confira todas as novidades da Apple para o evento de desenvolvedores

Empresa promoveu atualizações para sistemas operacionais de todos os seus produtos, além de introduzir novas formas de privacidade

por Matheus Fiore

A Apple apresentou hoje a edição de 2021 do WWDC, seu principal evento anual para apresentar novidades. Apresentado por diversos funcionários da empresa, a cerimônia trouxe novidades para todas as frentes operacionais da empresa. do IOS à Siri, quase tudo da empresa recebeu ou receberá alguma novidade importante nos próximos meses.

Os recursos serão lançados nos próximos meses, juntamente ao iOS 15 e ao macOS Monterrey. O mais interessante é perceber como a Apple está, finalmente, dando abertura para que alguns de seus produtos e serviços sejam integrados a gadgets de terceiros.

É claro que essa novidade vem com um porém, mas o saldo ainda é positivo: enquanto permite que outras marcas sejam integradas aos seus produtos, a Apple parece se esforçar bastante para que você queira ter todos os produtos da marca, já que há inúmeros recursos exclusivos e focados na integração entre eles.

Abaixo, você confere as principais novidades anunciadas durante o WWDC 2021:

Siri

A assistente virtual da Apple, a Siri, passará a ser uma possibilidade para dispositivos domésticos de outras marcas. Sem entrar em detalhes sobre quais gadgets de quais marcas estarão aptos a ter suporte para a assistente da empresa de Tim Cook, a Apple prometeu que, usando o HomePod como uma espécie de roteador, os usuários poderão integrar sistemas conectados em uma mesma rede.

sirib9
Apple

Live Text

Uma das principais novidades foi a nova inteligência artificial da empresa fundada por Steve Jobs. O sistema, nomeado Live Text, permitirá que, pela câmera do seu smartphone ou tablet iOS, você digitalize textos contidos em imagens. Com isso, basta você aproximar a câmera do seu iPhone ou iPad de um cartão de visitas ou anúncio para que ele identifique o número e te permita, com um clique, salvar ou entrar em contato com aquele telefone.

livetextb9
Apple

Privacidade em foco

Em tempos de Cambridge Analytica, é claro que a Apple não deixou de falar de suas novidades relacionadas a privacidade. A empresa tornou padrão o processamento local da Siri e atualizou o iCloud, o Safari e o Mail para que os aplicativos tenham maior segurança com os dados do usuário.

A Apple também apresentou o Private Relay, uma espécie de VPN que cria camadas de segurança para ocultar a identidade do usuário e seus dados enquanto navega, além do Hide My Email, que gera endereços secundários e ligados ao seu email original para impedir que sistemas de monitoramento tenham acesso aos seus dados para fins de spam.

appleprivacidade
Apple

FaceTime para Android e Windows

O FaceTime terá algumas das novidades mais interessantes dos próximos meses. A Apple confirmou que seu aplicativo de chamadas de vídeo será acessível para usuários de dispositivos Android e Windows pelo navegador. Além disso, o app também terá novos recursos, como a possibilidade de agendar reuniões – em um claro esforço para competir com o Zoom.

facetimeb9
Apple

SharePlay

Outro recurso que será integrado ao FaceTime é o SharePlay, que permite que as pessoas assistam a vídeos e ouçam músicas durante videochamadas. Portanto, você e seu amigo poderão ouvir uma mesma faixa do Apple Music, por exemplo, enquanto batem papo pelo FaceTime. O SharePlay também poderá ser usado para que você e seus amigos assistam juntos a um filme ou série do Apple TV, ouçam um podcast do Apple Podcasts ou até mesmo joguem juntos algum título do Apple Arcade.

FaceTime-Shareplay-1024×615
Apple

macOS Monterrey

Em agosto de 2020, a Apple revelou o M1, seu primeiro chip próprio e que prometia levar os Mac e os MacBooks a um novo nível. Meses depois, a empresa deu seu próximo passo: anunciou o primeiro sistema operacional macOS que já nascerá nesse mundo do M1: o macOS Monterrey. O sistema virá com foco na integração entre os computadores, tablets e smartphones, além de ter inúmeras otimizações de produtos como o Safari.

macOSMb9
Apple

Novos recursos para os AirPods

Os fones sem fio da empresa também terão novidades no iOS 15. Em breve, os AirPods poderão isolar sons específicos do ambiente e serem localizados mais facilmente pelo usuário. O Conversation Boost talvez seja a principal novidade relacionada aos fones, já que permite que o fone potencialize o som de pessoas que estejam de frente para você e te ajude a ouvir melhor quando estiver conversando com alguém em um lugar barulhento.

Apple-AirPods-conversation-boost-feature
Apple

Notificações otimizadas

Um dos itens mais questionados pelos usuários dos produtos iOs é a central de notificações. Agora, o iOS 15 trará o Notification Summary, que promete finalmente modernizar o sistema. A promessa é que as notificações serão organizadas segundo sua importância e que o usuário terá mais controle sobre quando elas devem ser exibidas.

iOS 15: notificações ganham nova visualização — Foto: Reprodução/Apple
Apple

Novo modo Não Perturbe

O modo Não Perturbe também ganhou uma repaginada, e permitirá que você avise seus contatos quando você não quiser ser perturbado. No iMessage, por exemplo, será possível exibir um status informando que seu aparelho está com o modo Não Perturbe ativado. Haverá ainda como personalizar o recurso, possibilitando que mensagens importantes sejam notificadas mesmo durante o silenciamento do dispositivo.

iOS 15: Focus ajuda usuário a não se distrair com notificações — Foto: Reprodução/Apple
Apple
Compartilhe:
icone de linkCopiar link