Workshop9: Social Branding - Planejamento e construção de marcas • B9

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Workshop9: Social Branding – Planejamento e construção de marcas

Dias 15 e 16 de Fevereiro, em São Paulo

por B9

No ano passado, demos início ao projeto Workshop9, uma plataforma de estudos e compartilhamento de ideias no campo criativo, tecnológico e comunicação. Começamos pelo workshop “Design: origem, funcionalidade e princípios da estética”, realizado em sete capitais brasileiras, e hoje apresentamos um novo curso.

“Social Branding: Planejamento e construção de marcas”, que acontecerá nos próximos dias 15 e 16 de Fevereiro, das 9:00 às 18:00.

São 12 horas de workshop, com enfoque teórico-reflexivo e dinâmica prática, baseado em cases e ministrado por Vini Melo, fundador e diretor de planejamento da COLONY – Social Branding, agência de planejamento e estratégia digital.

Vini Melo

Com formação em TI e MBA em gestão empresarial pela FGV, Vinicius Melo trabalha com gerência de projetos desde 1998, para empresas de todos os segmentos, de ONGs a multinacionais. Como empreendedor foi sócio de duas agências digitais, trabalhando para clientes como Coca-Cola, Nokia, Intelig, Globosat, Fox em projetos digitais e de redes sociais. Mais recentemente atuou como líder de projetos digitais para Reckitt Benckiser, Amil, Loreal, Boticário e Turner, na agência PONG Dynasty (CUBO.CC, da holding Interpublic). Trabalhou ainda nas agências SantaClara e DM9, integrando projetos On e Off focados em interatividade e inovação.

O workshop será realizado no Espaço Maestro: Rua Maestro Cardim, 1.170 – Paraíso – São Paulo/SP – Próximo ao Metrô Paraíso/Shopping Paulista.

Confira abaixo o conteúdo programático e faça a sua inscrição:

1ª aula

O mercado de comunicação no Brasil:
• Como funciona o departamento de marketing nas empresas e qual o perfil dos profissionais;
• Como funcionam os veículos de comunicação “tradicionais” – rádio, TV, jornal e revista;
• Como estão estruturadas as agências de publicidade e qual seu modelo de negócio;
• Mídias tradicionais: Investimento x alcance;

Mídias Digitais:
• A influência das redes sociais humanas (não digitais) na vida das pessoas – escolhas, comportamento e aspectos sociais;
• O papel do influenciador – como identificá-lo e qual sua importância para a estratégia;
• Dados sobre as mídias digitais no Brasil;
• Perfil dos públicos existentes e oportunidades de mercado;

Branding:
• O que é branding?
• Estudo de caso;
• Importância de um posicionamento adequado;

Planejamento Digital:
• Definição de planejamento – conceitos;
• Importância do planejamento digital;
• Dificuldade das empresas se adequarem a esse novo modelo (empresas x agências x pessoas);

Planejamento digital com análise de branding:
• Entendendo o conceito de Digital Branding;
• Especialidade;
• Visão;
• Metodologia;

Imersão:
• Imersão em marcas;
• Análise de mercado;
• Análise de posicionamento;
• Coleta de dados para o planejamento;

Planejamento Digital:
• Pesquisa qualitativa x quantitativa;
• Target listening;
• Netnografia, uma nova abordagem;
• Análise de DNA de marca (Essência, atributos, identidade, posicionamento) com estudo de caso;
• Do’s e Don’ts – o que fazer e o que não fazer – estudo de caso;
• Tom de voz – como se comunicar – estudo de caso;
• Territórios – Onde sua estratégia irá acontecer? – estudo de caso;
• Conceito de “What”, “How” e “Why” – Golden Circle.

Planejamento Estratégico:
• Briefing – validação, complemento e criação de documento;
• Marca – Estudo de diferenciação e pontos fortes;
• Mercado – Análise de mercado, concorrentes e modelos estabelecidos (definição de benchmarks);
• Público – Estudo de perfil e comportamento; Modelo Censydiam (trabalhando com arquétipos e motivações humanas);

Planejamento Tático:
• Plataformas – definição de contexto, considerando investimento e tempo;
• Papel das ações de comunicação na estratégia – link com objetivos e briefing;
• Marketing de conteúdo – Formato e tom das mensagens;
• Definição de KPIs (Indicadores de performance). Entendendo awareness e conversão.
• Acompanhamento – duplando com a criação;

2ª aula

Planejamento Criativo:
• Princípios da Andragogia – Como os adultos aprendem e como utilizar os conceitos na comunicação;
• Papel da criação na estratégia – Engajamento, relevância e experiência;
•Influência na construção do Brand Equity – Estudos de caso;
• Os Seis Princípios da persuasão – aprendendo a envolver pessoas;
• Marketing de experiência – definição e estudo de caso;
• Gestão criativa e produção de conteúdos;
• Importância do design;

Gestão de plataformas de Redes Sociais:
• Quem é o Gestor de Projetos digitais? Papel na estratégia e atuação.
• Planejamento de estratégia de relacionamento;
• Gerenciamento de crises;
• Monitoramento de marcas;
• Real-time Marketing;
• Análise de dados (BI – Business Inteligence): aprendizados, inovação, clusterização e segmentação de conteúdos;
• Inteligência em Mídia Digital: conceito de paid, owned e earned media;
• Futuro da mídia digital (predictive media);
• Introdução a Inovação: processo, elementos fundamentais, riscos e resultados;

Exercício prático: Montando um planejamento digital:


• Estudo de caso – analisando uma concorrência (case real);
• Planejamento digital prático – alunos apresentam concorrência;
• Feedback e análise da apresentação.

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de conversa
para quem quer
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