Clicky

Não, “Friends” não vai sair da Netflix (ainda)

Não, “Friends” não vai sair da Netflix (ainda)

Informação de que a sitcom estaria dando adeus ao catálogo da empresa foi um erro da página do serviço, mas a ação é inevitável dado o status atual do mercado

por Pedro Strazza

No último domingo (2) a noite, a internet foi pega de surpresa com uma notícia bombástica: “Friends”, a eternamente amada e relembrada sitcom dos anos 90, estaria vazando do catálogo da Netflix ao entrar do ano de 2019. A página do serviço que sedia todos os episódios da série disponibilizou a informação de que a produção encerraria sua passagem pela gigante do streaming no próximo dia 1° de janeiro.

É claro que muita gente sentiu o golpe da perda anunciada. Provavelmente um dos seriados mais amados e reassistidos, “Friends” ficou ainda mais à mão de todos quando a Netflix disponibilizou todas as suas temporadas em 2015, e desde a saída de “How I Met Your Mother” a opção de exibição “confort food” da galera vem sendo o antigo programa criado por David Crane e Marta Kauffman.

Todo o caos, porém, aparentemente não passou de uma confusão no serviço de streaming. Não só a informação da saída de “Friends” foi retirada da página desde a tarde de hoje (3) como o próprio CCO da Netflix Ted Sarandos confirmou ao The Hollywood Reporter que o fim da série no catálogo era somente um rumor. A empresa, porém, não quis emitir maiores declarações ao jornal sobre o status dos direitos de exibição do seriado – afinal, a exibição de datas no serviço geralmente indica ou que acordos prévios com outros estúdios estão entrando em fase de expiração, ou que novas negociações devem estar acontecendo.

A real é que no fundo é apenas uma questão de tempo para que “Friends” saia da Netflix. Com os planos da WarnerMedia de lançar em um futuro próximo – mais exatamente no quarto trimestre de 2019 – o seu próprio serviço de streaming com programação original, os analistas de mercado já preveem que produções pertencentes ao conglomerado podem estar dando adeus à Netflix até o mês de outubro para que ocupem seu lugar de direito e em caráter exclusivo no novo espaço, o que incluiria, claro, a sitcom sobre as vidas de Ross, Rachel, Monica, Chandler, Joey e Phoebe.

O curioso deste pequeno grande equívoco, porém, é que enquanto todo este caô rolava com “Friends” uma ação parecida (mas bem mais planejada) aconteceu quase que simultaneamente com a série “Black Mirror” – saiba mais aqui.

Compartilhe: